Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Adversários se encontram na mesma trilha em defesa da Transnordestina

Pernambucanos ignoram divergências para celebrar edital que retoma obras da ferrovia

Pernambucanos celebram lançamento de edital para retomar AbtrnsnoesdesrinPernambucanos celebram lançamento de edital para retomar Abtrnsnoesdesrin

Os partidos podem ser diferentes; as divergências políticas, latentes. Mas uma coisa ninguém discute: retomar a obra da Ferrovia Transnordestina é consenso entre os políticos pernambucanos.

O anúncio oficial e a assinatura simbólica do edital, ontem, abriram um flanco de esperança para que seja concluída uma das mais importantes obras estruturantes do país, na qual estão depositados planos que impulsionem o desenvolvimento do estado.

A Transnordestina, de Salgueiro a Suape, é presente e futuro. O trecho inicial é de 73 km e vai de Custódia a Arcoverde. Investimento de R$ 200 milhões.

Em encontro híbrido, a presença da governadora Raquel Lyra; dos três senadores - Fernando Dueire, Humberto Costa e Teresa Leitão - dos ministros André de Paula (Pesca), Frederico Siqueira (Comunicação) e Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos); de prefeitos como João Campos (Recife) e Fabinho Lisandro (Salgueiro); e do superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, mostrou que os pernambucanos não silenciaram.

Eles foram pegos de surpresa, no fim da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, lá no fim de 2022, quando o governo federal e os governos estaduais estavam em transição. Não havia para quem gritar.

Mesmo assim, deputados como Pedro Campos e o ex-superintendente da Sudene Danilo Cabral reforçaram a lista dos que esbravejaram em defesa da ferrovia. Para viabilizá-la foi necessário decisão política.

E os pernambucanos encontraram eco nas ações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O grito agora é para que a obra não pare. 

Agendas institucionais
A presença do senador Humberto Costa em agendas do prefeito João Campos não significa que sua candidatura à reeleição esteja vinculada a uma provável disputa do prefeito ao governo. “Essas atividades têm muito mais a ver com o aspecto institucional”, disse à Rádio Folha, reconhecendo a força da aliança com o PSB.

PEC e autonomia
Defensor da PEC da Segurança, Humberto Costa sustentou que o governo federal não pretende tirar dos estados o controle sobre as polícias Civil e Militar. Essa foi uma das preocupações apontadas pela governadora Raquel Lyra, horas antes, na Rádio Jornal.

Energia renovável
Após levar falta em duas visitas do presidente Lula a Pernambuco - a Salgueiro, em maio, e a Goiana, em agosto - a governadora Raquel Lyra garante que estará na próxima. O presidente vai a Fernando de Noronha dia 8 para o lançamento do projeto Noronha Verde.

Reforço no MPPE
Dezesseis novos promotores de justiça - quatro mulheres e 12 homens - vão reforçar os quadros do Ministério Público de Pernambuco. Eles tomam posse, a partir das 16h, da próxima segunda (3), no auditório do Centro Cultural Rossini Alves Couto, no Recife.

Veja também

Newsletter