Arco Metropolitano: Raquel Lyra começa a tirar do papel obra esperada há décadas
Governadora autoriza o início dos trabalhos na manhã desta sexta-feira, em Moreno
Pernambuco vive hoje um momento histórico. Começam as obras do Arco Metropolitano Sul. A primeira etapa liga os municípios do Cabo de Santo Agostinho e Moreno, no Grande Recife.
Serão 25,5 quilômetros de um contorno que pretende desafogar o fluxo de veículos na BR-101, ajudando a escoar a produção e, consequentemente, impulsionando a economia do estado.
Parece um trecho pequeno. E é. Mas há mais de uma década se aposta na obra e ninguém tirava do papel.
A governadora Raquel Lyra (PSD) adequou os projetos e captou recursos para viabilizar a primeira etapa, dividindo a conta com o governo federal. O Arco Metropolitano Norte vai ficar sob responsabilidade da União.
A chefe do Executivo não admite que pretende transformar a obra em uma das marcas da gestão.
“Eu quero entregar. A gente tem muitos sonhos que foram pensados em Pernambuco há muito tempo e que vão garantir melhor condição de vida para a nossa população, o direito de ir e vir, por exemplo, diminuindo o trânsito da Região Metropolitana do Recife”, ressalta.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Guilherme Cavalcanti, prevê um novo ciclo de crescimento, semelhante ao vivido em Pernambuco após a duplicação do BR-232.
“Uma meta razoável e importante é que a gente esteja com essa obra do trecho sul a todo vapor no começo do ano que vem, e o trecho que vai da BR-232 até a BR-408, licitado e contratado ainda no primeiro semestre”, calcula.
Esforço concentrado
Um consenso construído pelos deputados governistas e oposicionistas deve garantir a análise em plenário de projetos pendentes na Assembleia Legislativa de Pernambuco já na próxima segunda-feira, dia pouco comum para votações importantes. A pauta deve ser publicada no Diário Oficial de hoje e contemplar também matérias de outros Poderes.
Construção
A deputada Débora Almeida (PSDB) está em Teresina (PI) desde ontem. Até hoje, participa do Fórum Norte e Nordeste da Construção Civil. No sábado, recepciona Raquel Lyra em São Bento do Una, no Agreste. A governadora assinará ordens de serviço no município.
Reconhecimento
O deputado Luciano Duque será agraciado, segunda (15), com o título de Cidadão Pesqueirense. Tem ampliado presença no município e costurado entregas importantes junto ao governo do Estado. Em 2022, obteve lá 4.221 votos. Votação deve crescer em 2026.
Protagonismo
O Cidadania realiza amanhã o XXI Congresso estadual do partido. Os dirigentes articulam a presença de líderes municipais e apostam que o momento é de abertura para novos protagonistas na política. A partir das 9h, no auditório da Fasup, no Janga, Paulista.



