Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Governadora de Pernambuco rearruma a casa para acelerar entregas

De olho em 2026, Raquel Lyra faz mudanças em secretarias e órgãos

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD)Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD) - Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Um ano antes do prazo limite para fazer entregas, permitido pela Justiça Eleitoral para gestores candidatos à reeleição, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), anuncia mudanças em áreas estratégicas. E mexe em peças-chave.

Traz o ex-secretário de Turismo e Lazer Daniel Coelho de volta, agora para a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha.

Desloca André Teixeira da Agência de Desenvolvimento Econômico (Adepe) para Mobilidade e Infraestrutura, secretaria que responde pelas estradas e abraça o DER, o Detran, o Grande Recife Consórcio de Transportes.

Muda a presidência do Instituto de Atenção à Saúde e Bem-estar dos Servidores do Estado (Iassepe), analista em Gestão Administrativa do governo. Na reestruturação, ele tem provavelmente a mais árdua das missões: melhorar o serviço de saúde ofertado aos funcionários do estado. Oantigo Sassepe mudou de nome, mas muitos dos problemas continuam. 

E a população tem pressa. A governadora também. Para fazer entregas, para melhorar os serviços. Para começar 2026 com uma pauta mais robusta, fortalecida para enfrentar o prefeito do Recife, João Campos (PSB), adversário em potencial na disputa pelo Palácio das Princesas. Todos os passos são decisivos. 

Na rearrumação, a Adepe fica com Ana Luiza Ferreira, de Meio Ambiente; Diogo Bezerra, de Mobilidade, vai para Condepe/Fidem; Douglas Rodrigues, que estava no Iassepe, assume a Secretaria-executiva de Atenção à Saúde. As nomeações saem no Diário Oficial de hoje.


De prefeito para prefeito
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), prestigiou a posse do prefeito de Goiana, Marcílio Régio (PP), e da vice, Lícia Maciel (PT), escolhidos em eleição suplementar, dia 5 de maio. “É a única posse que não foi no mesmo dia da minha. Não poderia deixar de estar aqui para dar um testemunho da missão honrosa, bela e trabalhosa que é cuidar de uma cidade”, discursou João Campos.

Apoio 
Os deputados estaduais Sileno Guedes (PSB) e Mário Ricardo (Republicanos) e o federal Uchôa Júnior (PSB) também marcaram presença na posse do prefeito e da vice de Goiana, Marcílio Régio e Lícia Maciel. 

Desnecessário
Professores do Recife saíram escoltados pelas vereadoras Liana Cirne (PT) e Jô Cavalcanti (PSOL), após terem sido ameaçados por um parlamentar de oposição. O vereador se sentiu ofendido e chamou a polícia, que não deteve ninguém. Ontem a Câmara aprovou o projeto de reajuste salarial da categoria.

Contas do Carnaval
A secretária de Desenvolvimento Econômico de Olinda, Gabriela Campêlo, estará amanhã na Câmara de Vereadores da cidade. Vai prestar contas do Carnaval. A falta desse balanço estava entre os pontos alegados pelo advogado Antônio Campos para pedir o impeachment da prefeita Mirella Almeida. A Casa rejeitou.

Veja também

Newsletter