Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

João Campos em defesa do diálogo e sem aliviar nas críticas ao governo federal

Há um mês como presidente nacional do PSB, prefeito do Recife aguça olhar e mostra sugestões

Prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João CamposPrefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Desde que assumiu o comando do PSB nacional, há um mês, o prefeito do Recife, João Campos, aprofundou o olhar sobre o cenário político do Brasil. E, mesmo sendo aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não tem amenizado nas críticas.

No caso  recente da derrota do governo federal no Congresso, alega não ter havido orientação partidária sobre a proposta de aumentar o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF).

Justifica ter sido surpresa a entrada do assunto em pauta, especialmente para os nordestinos. A votação ocorreu na quarta-feira, 25, um dia depois do São João.

Com a bancada livre, nove dos 15 deputados do PSB votaram contra o governo, derrotado por 383 votos a 98. Agora, o presidente Lula vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), argumentando que o Congresso Nacional violou a separação de Poderes.

O prefeito do Recife discorda. “Partir para um ambiente de litígio entre Poderes pode não ser o melhor caminho. É preciso esgarçar mais o esforço de buscar um entendimento”, coloca, destacando a importância das negociações para além de pautas como a do IOF.

Defende o diálogo permanente entre Legislativo, Executivo e Judiciário, e uma proposta de restrição orçamentária por parte dos três Poderes. Mais uma vez recorre a soluções vividas em sua gestão na capital pernambucana.

“Cada Poder tem que dar sua contribuição, inclusive orçamentária. O que eu estou falando não é uma coisa impossível de ser feita. Já fiz isso aqui no Recife, a Câmara de Vereadores fez isso”, orienta

 

De olho no Legislativo
Nos bastidores, comenta-se que os dois secretários de estado empossados ontem à noite devem ser candidatos a deputado em 2026.  André Teixeira (Mobilidade e Infraestrutura) disse que sua missão é fazer as melhores estradas e cumprir o plano de governo. Ex-deputado, Daniel Coelho (Meio Ambiente) afirmou que candidaturas serão definidas só no próximo ano. Ninguém descartou.

Presenças
Os dois ex-secretários que ficam no governo - Diogo Bezerra, na Condepe/Fidem, e Ana Luíza Ferreira, na Adepe - não prestigiaram a posse de seus substitutos. Na solenidade, os deputados: Claudiano Filho e Wanderson Florêncio. João Paulo deu uma passadinha.

Histórias
Ex-presas políticas uruguaias e brasileiras se reúnem hoje para falar de resistência à ditadura militar. O encontro, promovido pelo Comitê de Memória e Verdade e pelo Centro Manoel Lisboa, será a partir das 19h, na Rua Carneiro Vilela, 138, Espinheiro, Recife.

De volta
Após seis meses como prefeito de Goiana, o vereador Eduardo Batista (Avante) retomou a presidência da Câmara. Recebeu o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, e Manuca, secretário de estado. Marcílio Régio (PP) tomou posse como prefeito na segunda à noite.

Veja também

Newsletter