Para o deputado Antônio Moraes, a oposição na Alepe nunca foi tão radical
Parlamentar defende que ânimos se acalmem e matérias do Executivo sejam analisadas
Em seu sétimo mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Antônio Moraes (PP) disse nunca ter visto uma oposição tão radical quanto a comandada hoje pelo PSB na Casa.
“Nunca vi um radicalismo dessa forma. Qualquer projeto importante para a população tramitava. Se vai ganhar ou não, é outra coisa. Bota para votar”, instigou, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, diante da lentidão da Alepe em analisar matérias do Executivo.
O prazo de emendas para novo pedido de empréstimo, de R$ 1,5 bilhão, já se esgotou. Enviado pelo governo no dia 20 de março ainda não foi colocado em pauta.
Os deputados Alberto Feitosa (PL) e Waldemar Borges (PSB) aguardam resposta ao pedido de informações, reiterado ontem.
O Executivo também espera a sabatina com o advogado Virgílio Oliveira, indicado para administrar Fernando de Noronha.
O nome de Virgílio é fruto das articulações da governadora Raquel Lyra (PSD) com o Avante, e derrubou o do biólogo Walber Santana, indicado em 28 de janeiro e retirado no dia 10 de março, véspera da sabatina.
Presidente da CCLJ, Feitosa disse não ter pressa, porque, antes da análise no colegiado, a governadora já indicou o adjunto e mais de 100 cargos para a ilha.
“O que a gente espera é que questões pessoais não sejam levadas para dentro da Assembleia. A gente espera que se baixe o ânimo. Quando chegar a campanha, cada um vai ter seu candidato, vai pra rua brigar, mas agora é trabalhar por Pernambuco”, reforçou Moraes.
A governadora não quis polemizar e disse estar confiante na aprovação das matérias.
Sonho do intercâmbio
De novo o PSB se junta ao PL na Assembleia Legislativa. Dessa vez para corrigir erro do governo. Os deputados Rodrigo Farias e Renato Antunes aprovaram em tempo recorde mudança no projeto Ganhe o Mundo. Por falhas na logística, a viagem foi adiada e 243 dos 700 alunos que iriam aos Estados Unidos e Canadá, não poderiam mais viajar por terem, na espera, completado 18 anos. Agora vão poder.
Espaço nas emendas
O deputado Antonio Coelho quer espaço no grupo de trabalho criado pelo governo para discutir regras sobre as emendas. O GT já garantia espaço à presidência da Comissão de Finanças, mas ela era ocupada pela governista Débora Almeida que não ia às reuniões.
Sustentabilidade
Dos 184 municípios pernambucanos, apenas 15 desenvolvem a coleta seletiva de resíduos sólidos. A governadora Raquel Lyra quer ampliar essa atividade e lançou projeto para capacitar gestores públicos. O investimento será de R$ 30 milhões (governo e parceiros).
Diferença
O vice-prefeito do Recife, Victor Marques, apontou o perfil arrojado como diferencial da equipe formada pelo prefeito João Campos. Citou como exemplo o secretário de Habitação, Felipe Cury. “É militante, técnico e político. Sabe o que faz”, enfatizou.



