Qui, 11 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Prefeitos deixam base de Raquel Lyra e dão ritmo ao projeto de João Campos de governar Pernambuco

Antes do previsto por assessores, gestores anunciam apoio à provável candidatura. Novos nomes são esperados

Prefeita de Jupi, Rivanda Freire (PSD) declarou apoio ao projeto do prefeito do Recife, João Campos, para governar PernambucoPrefeita de Jupi, Rivanda Freire (PSD) declarou apoio ao projeto do prefeito do Recife, João Campos, para governar Pernambuco - Foto: Reprodução do Instagram

Em pouco mais de um mês, três prefeitos que integravam a base da governadora Raquel Lyra (PSD) aderiram ao projeto do prefeito do Recife, João Campos (PSB), de tornar-se governador de Pernambuco.

O de Araripina, no Sertão, Evilásio Mateus (PDT), anunciou apoio no início de novembro. Domingo (7), foi a vez de Eduardo Lira (PSDB), gestor de Cupira, e ontem Rivanda Freire Lima (PSD), de Jupi. Dois municípios do Agreste, região onde a governadora foi prefeita.

A adesão de ontem também é curiosa por ser a gestora do mesmo partido de Raquel Lyra. Além disso, dos 11 vereadores do município, nove acompanham a prefeita.

Os outros dois são bolsonaristas e resistem ao fato de o prefeito do Recife ser candidato do presidente Lula (PT) e defensor de sua reeleição.

Mas o que mais tem chamado a atenção de nomes próximos a João Campos é que essa migração começou muito antes do  previsto.

Estimavam movimentação semelhante após o Carnaval ou mesmo para abril, depois que o prefeito deixasse o cargo para oficialmente entrar na disputa pelo Palácio das Princesas.

Outros nomes devem ser anunciados nos próximos dias.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto (PSDB), prevê que até março ocorra uma “debandada” porque a governadora não estaria tratando bem os aliados.

E João Campos, que à Rádio Folha, no dia 19 de novembro, disse considerar o apoio importante, mas “zero definidor” no resultado eleitoral, tem sustentado um mantra nos últimos tempos: “Estou muito animado”.


Relação de poder
Para mostrar boa relação com outros Poderes, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto,  ofereceu almoço ao presidente do Tribunal de Justiça, Ricardo Paes Barreto, que deixa o cargo em janeiro. O presidente eleito para o TJPE, Francisco Bandeira de Mello, que assume em fevereiro, também participou.

Avante
O Avante realiza sexta encontro estadual para discutir os rumos do partido em 2026. Segundo o deputado federal Waldemar Oliveira, a ideia é eleger dois nomes para a Câmara e dois para a Assembleia Legislativa. Será no Hotel Bugan, em Boa Viagem, a partir das 9h.

Metrô
A concessão do metrô à iniciativa privada é tema de audiência pública promovida pela Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife. Os trabalhos serão presididos pelo vereador Fabiano Ferraz hoje, a partir das 9h, na Casa de José Mariano.

Suape
O presidente do Complexo de Suape, Armando Monteiro Bisneto, apresenta hoje, às 19h, em Brasília, a infraestrutura logística do porto e as potencialidades do complexo industrial como polo estratégico do Nordeste e protagonista da transição energética do país.

Veja também

Newsletter