Raquel Lyra faz entregas e manda recados em meio a uma agenda cultural
Governadora aproveita abertura do Festival Pernambuco Meu País e mescla programação
Muito mais que um festival de arte e cultura. A segunda edição do Pernambuco Meu País começa oficialmente hoje por Salgueiro, no Sertão, e até o início de setembro passa por outros nove municípios. E a governadora Raquel Lyra (PSD), que acrescentou mais três cidades à programação do ano passado, promete ir a todos.
Será um momento de testar a popularidade, encontrar os dez prefeitos aliados e mandar recados, Sim, porque a gestora não vai apenas prestigiar o evento. Vai conciliar agenda de entretenimento com a de entregas e assinatura de ordem de serviço.
Antes de chegar ao Sertão Central, passará pelo Pajeú. Não à toa, a primeira parada será em Serra Talhada, município comandado pela petista Márcia Conrado. A prefeita, que andava acenando aos dois possíveis candidatos ao governo em 2026, foi obrigada a posicionar-se.
O marido, Breno Araújo, preside o PSB no município e é pré-candidato a deputado. A gestora acabou anunciando apoio ao prefeito do Recife, João Campos (PSB).
Hoje, às 9h, Raquel Lyra assina a ordem de serviço para recuperar a Barragem Jazigo, em Serra. Investimento de R$ 14,7 milhões, dentro do programa Águas de Pernambuco. Uma das filhas da prefeita está doente e ela não havia confirmado participação.
Depois de Serra, a governadora entrega títulos de regularização fundiária em Ouricuri e Salgueiro, onde dá entrevista a rádio, inaugura cozinha comunitária e assina ordem de serviço do Minha Casa Minha Vida.
Estrela em Serra
Se tem alguém feliz com a distância entre a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, e a governadora Raquel Lyra é o deputado Luciano Duque. Após se dizer traído pela cria política e desprestigiado no governo, o ex-prefeito de Serra virou estrela para a gestão estadual. É benquisto no Sertão e os pleitos têm sido atendidos.
Comemorações
Quem também tem o que celebrar é o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro. Anfitrião da primeira reunião sobre a Transnordestina, ontem, foi incluído também no Pernambuco Meu País. Pelo Instagram, convidou prefeitos vizinhos para a festa que vai até domingo. De quebra, recebe hoje a 210ª cozinha comunitária.
Oponentes juntos
A presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Guilherme Cavalcanti, no debate sobre a Transnordestina foi vista pelo superintendente da Sudene, Danilo Cabral, como exemplo. “É símbolo de unidade que estamos construindo.” O encontro é uma iniciativa conjunta entre a autarquia e o Movimento Econômico.
Bastidores do poder
Na esteira de firmar-se como líder nacional, o prefeito do Recife e presidente do PSB, João Campos, está em São Paulo. Participa do painel “Eleições 2026: os bastidores do poder”, evento da Expert XP, com os presidentes do União Brasil, Antônio Rueda, e do PT, Edinho Silva; o ministro Renan Filho e Rafael Furlanetti, da XP.



