Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Raquel Lyra reassume governo e precisa conciliar bagagem que chega com a que está por aqui

Governador em exercício, Ricardo Paes Barreto repassa, hoje, comando do governo de Pernambuco à titular

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o presidente do TJPE, Ricardo Paes BarretoGovernadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto - Foto: Rafael Melo / Folha de Pernambuco

Quinze dias depois de uma viagem entre China e Dinamarca, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), reassume hoje o comando do estado, trazendo na bagagem novas ideias e perspectivas.

De intercâmbio com universidades chinesas a soluções sustentáveis para o transporte público, passando por tecnologias em Suape. As iniciativas para o porto incluem transição energética e antecipação da segunda fase do terminal de contêineres.

A jornada também deve ajudar a desembrulhar projetos de abastecimento d’água e saneamento junto ao Banco Brics, e fazer de Pernambuco um destino de investimentos para os dois países.

A governadora chega com o desafio de aliar ideias do Oriente e da Europa à realidade do estado, que viu nos últimos dias infestação de muriçocas na enfermaria do Hospital Getúlio Vargas e teto desabando no Hospital Barão de Lucena.

E enfrentou incêndio em trem da Linha Centro do Metrô, paralisando a Linha Camaragibe desde sábado. Até o início da noite de ontem continuava sem funcionar.

Além disso, a governadora precisa retomar as articulações políticas. A autorização para novo pedido de empréstimo - de R$ 1,7 bilhão - está na Assembleia Legislativa sem prazo para análise. A Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026 também.

A gestora, que preside o PSD no estado, precisa ainda reforçar as discussões para a  eleições de 2026, uma viagem mais demorada e cheia de percalços.

O governador em exercício e presidente do Tribunal de Justiça, Ricardo Paes Barreto, repassa o comando do estado a Raquel Lyra no início da tarde de hoje.

Força nacional
Representantes do Sinduscon e da Ademi apostam na liderança nacional do prefeito do Recife, João Campos (PSB). Ontem, em encontro com o gestor, fizeram apelo para que ele intervenha junto ao governo federal e ajude a viabilizar a construção de moradias em terrenos da União hoje ociosos. O prefeito garantiu discutir o assunto com a ministra da Gestão, Esther Dweck.

Os dois Felipes
Sinduscon e Ademi aplaudiram a atualização da Lei de Uso e Ocupação do Solo, aprovada quase por unanimidade na Câmara. E destacaram o papel dos secretários Felipe Matos (Planejamento) e Felipe Cury (Habitação). Elogiados também pelos movimentos sociais.

Legítima defesa
Presidente da Comissão de Direitos Humanos na Alepe, a deputada Dani Portela repudiou a operação que deixou mais de 60 mortos no Rio de Janeiro. “Foi uma chacina policial. Certamente vão dizer que foi em legítima defesa. Isso é execução sumária.”

Mimo duplo
O nome do governador em exercício, Ricardo Paes Barreto, aparece na placa da 234ª cozinha comunitária, inaugurada em Nazaré da Mata. Também ontem, o governador sancionou a lei da cota racial nos concursos públicos. Dois mimos do secretário Túlio Vilaça.

Veja também

Newsletter