Raquel Lyra repete fala do presidente Lula sobre violência contra mulher e ataca oposição
Em tom de campanha, embora diga não tratar-se de eleição, governadora reuniu líderes de várias regiões
A entrega de 182 veículos para ajudar os municípios a combaterem a violência contra a mulher levou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), a estender o discurso e a subir o tom, ontem, em um palco montado no pátio do Palácio das Princesas.
Em 55 minutos de fala, repetiu a linha adotada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na visita a Suape. Na terça, dia 2, o petista convocou os homens a mudarem de comportamento e aprenderem a respeitar a mulher.
A gestora reconheceu que o presidente foi contundente diante da escalada de criminalidade, e propôs uma rede envolvendo escolas, igrejas e a definição de políticas públicas e cofinanciamentos.
Lembrou que ter por perto os “laranjinhas” (policiais recém-formados); equipar prefeituras com carros lilás circulando; oferecer qualificação profissional e creches podem inibir o agressor. “Ele vai ter que mudar de lugar. Aqui não é lugar pra homem que acha ser dono de mulher.”
Aproveitou para mandar recado aos opositores que pretendem disputar o governo no próximo ano. “Aqui também não é lugar pra acharem que estamos esquentando a cadeira pra eles. Estamos aqui pra ocupar nosso espaço”, alfinetou.
Reuniu 66 prefeitos, 19 vices e outros líderes. Encerrou o discurso envolvida outra vez na bandeira de Pernambuco, mas negou estar tratando de eleição.
“Se fôssemos falar de eleição, perderíamos tempo sem fazer o que é preciso, o que muitos puderam fazer e não tiveram prioridade ou coragem”, enfatizou.
O aval da governadora
Depende só da governadora Raquel Lyra a votação dos projetos pendentes na Assembleia Legislativa. Deputados da base propuseram que todos sejam analisados na terça e na quarta. Em pauta, entre outros, o pedido de empréstimo, a Lei Orçamentária Anual e o calo maior: o aumento do valor das emendas de forma escalonada.
Que dificuldade?
Presidente da Comissão de Agricultura da Alepe, o deputado Luciano Duque disse ontem, no Palácio, saber das dificuldades da governadora Raquel Lyra com a Assembleia. Ela reagiu: “De jeito nenhum”. E ele corrigiu: “Então, deve ser da gente com você”.
Reconhecimento
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), recebeu ontem da Câmara dos Deputados o Prêmio Governador Eduardo Campos de Excelência em Gestão Pública. “Isso mostra que estamos no caminho certo.Tenho tentado construir uma gestão pública de qualidade.”
Plano de governo
Ex-vereador do Recife, Ivan Moraes (Psol) lança hoje a pré-candidatura ao Palácio das Princesas e começa a construir o plano de governo. A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) deve participar. A partir das 19h, no restaurante A Fazendinha, nas Graças.



