Qui, 11 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Raquel Lyra repete fala do presidente Lula sobre violência contra mulher e ataca oposição

Em tom de campanha, embora diga não tratar-se de eleição, governadora reuniu líderes de várias regiões

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra discursou em tom de campanha, durante evento no pátio do Palácio do Campo das PrincesasGovernadora de Pernambuco, Raquel Lyra discursou em tom de campanha, durante evento no pátio do Palácio do Campo das Princesas - Foto; Yacy Ribeiro/Secom

A entrega de 182 veículos para ajudar os municípios a combaterem a violência contra a mulher levou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), a estender o discurso e a subir o tom, ontem, em um palco montado no pátio do Palácio das Princesas.

Em 55 minutos de fala, repetiu a linha adotada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na visita a Suape. Na terça, dia 2, o petista convocou os homens a mudarem de comportamento e aprenderem a respeitar a mulher.

A gestora reconheceu que o presidente foi contundente diante da escalada de criminalidade, e propôs uma rede envolvendo escolas, igrejas e a definição de políticas públicas e cofinanciamentos.

Lembrou que ter por perto os “laranjinhas” (policiais recém-formados); equipar prefeituras com carros lilás circulando;  oferecer qualificação profissional e creches podem inibir o agressor. “Ele vai ter que mudar de lugar. Aqui não é lugar pra homem que acha ser dono de mulher.” 

Aproveitou para mandar recado aos opositores que pretendem disputar o governo no próximo ano. “Aqui também não é lugar pra acharem que estamos  esquentando a cadeira pra eles. Estamos aqui pra ocupar nosso espaço”, alfinetou.

Reuniu 66 prefeitos, 19 vices e outros líderes. Encerrou o discurso envolvida outra vez na bandeira de Pernambuco, mas negou estar tratando de eleição.  

“Se fôssemos falar de eleição, perderíamos tempo sem fazer o que é preciso, o que muitos puderam fazer e não tiveram prioridade ou coragem”, enfatizou.

O aval da governadora
Depende só da governadora Raquel Lyra a votação dos projetos pendentes na Assembleia Legislativa. Deputados da base propuseram que todos sejam analisados na terça e na quarta. Em pauta, entre outros, o pedido de empréstimo, a Lei Orçamentária Anual e o calo maior: o aumento do valor das emendas de forma escalonada.

Que dificuldade?
Presidente da Comissão de Agricultura da Alepe, o deputado Luciano Duque disse ontem, no Palácio, saber das dificuldades da governadora Raquel Lyra com a Assembleia. Ela reagiu: “De jeito nenhum”. E ele corrigiu: “Então, deve ser da gente com você”.

Reconhecimento
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), recebeu ontem da Câmara dos Deputados o Prêmio Governador Eduardo Campos de Excelência em Gestão Pública. “Isso mostra que estamos no caminho certo.Tenho tentado construir uma gestão pública de qualidade.”

Plano de governo
Ex-vereador do Recife, Ivan Moraes (Psol) lança hoje a pré-candidatura ao Palácio das Princesas e começa a construir o plano de governo. A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) deve participar. A partir das 19h, no restaurante A Fazendinha, nas Graças.

Veja também

Newsletter