Senadora alerta o PT para as eleições 2026 e os espaços na federação
Teresa Leitão diz ser preciso pensar estrategicamente, ter planos e não repetir outras siglas,
Defender a reeleição do presidente Lula e do senador Humberto Costa (PT), em 2026, é quase unanimidade no Partido dos Trabalhadores.
Até os que olham meio enviesado para o senador se rendem à necessidade de um Congresso mais alinhado ao presidente - apostando em um quarto mandato - e fortalecido para enfrentar avanços da extrema-direita.
Mas está na hora de a legenda começar a discutir as candidaturas proporcionais. A opinião é da senadora Teresa Leitão, que observa o surgimento de bons nomes dispostos a tentar reeleger-se ou disputar espaço na Assembleia Legislativa ou na Câmara.
"É importante o PT sentar, para a gente não brigar com a gente mesmo, e potencializar nossa força”, alerta.
A provocação passa também pela presença do PT em uma federação, composta ainda pelo PV e PCdoB.
“Tenho certeza de que os outros partidos já têm suas prioridades”, pontua. Na Assembleia, o PT tem três deputados; o PV, três e o PCdoB, um.
Para a legenda do presidente Lula, é importante ampliar a representação e não encolher, como a senadora deixa nas entrelinhas.
Ela reconhece que o processo de eleição direta (PED), realizado para escolha dos dirigentes, reduz o foco das eleições gerais. “Mas temos que fazer as duas coisas ao mesmo tempo”, orienta.
Debater as proporcionais não significa definir tudo hoje e amanhã. Mas pensar estrategicamente, ter planos e não repetir outras siglas, fazendo política apenas de olho no fundo partidário. “Isso é apequenar a política”, crava.
Consistência e despreocupação
Longe de ser enraivecida, a oposição na Assembleia Legislativa, é experiente e consistente. A afirmação do presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, à Rádio Folha, foi acrescida da despreocupação com a possibilidade de a governadora Raquel Lyra acelerar as entregas às vésperas da eleição. “A gente torce que ela entregue tudinho: creche, maternidade, cozinhas comunitárias.”
Recado no café
Deputados estão ansiosos para saber qual será o recado da governadora Raquel Lyra no café da manhã de hoje, no Palácio das Princesas. Ela reúne aliados, assina encaminhamento de empréstimo e ordens de serviço antes de viajar à China e à Dinamarca.
Concurso e cotas
Projeto da deputada Dani Portela sobre cotas raciais será desengavetado hoje pelo presidente da Comissão de Justiça, deputado Alberto Feitosa. Será usado como base para os ajustes que o governo enviou à Casa depois de suspender o concurso unificado na semana passada. Feitosa garante com isso acelerar o processo.
Força de decano
Quem participou da agenda da governadora Raquel Lyra na Mata Norte ficou impressionado com a força do deputado Antônio Moraes na região. Não à toa seus pedidos são atendidos de pronto. Dizem que é a forma de o Palácio agradecer a capilaridade.



