Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Modo Fit

Por que a avaliação física é essencial para a saúde e para melhores resultados nos treinos?

A personal Jacqueline Jeremias detalha os principais tipos de avaliações físicas

Quer começar bem os treinos? Faça antes a avaliação física com o profissional de Educação FísicaQuer começar bem os treinos? Faça antes a avaliação física com o profissional de Educação Física - Canva

Com o crescimento da prática de atividades físicas em academias, condomínios e parques, a avaliação física deixou de ser um detalhe para se tornar uma etapa indispensável. Mais do que um check-up, trata-se de um mapeamento completo do corpo que orienta os treinos de forma segura, eficiente e personalizada. A Profissional de Educação Física e Avaliadora Física Jacqueline Jeremias detalha os principais tipos de avaliação e reforça como esse processo pode transformar a rotina de quem busca performance, saúde e bem-estar.

O que é a avaliação física?

A avaliação física é um conjunto de testes e medições validados, que analisam o funcionamento do corpo — do ponto de vista muscular, articular, ósseo, estrutural e funcional. Ela pode ser feita de forma estática (com o corpo em repouso) ou dinâmica (com o corpo em movimento), e gera dados cruciais sobre o indivíduo avaliado.

“Essas informações permitem ao profissional traçar estratégias específicas e individualizadas, alinhadas aos objetivos e necessidades reais de cada pessoa — seja emagrecimento, hipertrofia, condicionamento ou prevenção de lesões”, revela Jacqueline Jeremias

Principais tipos de avaliação física

Circunferências corporais

A medição de circunferências com fita métrica é uma técnica simples, mas altamente eficiente. Um dos indicadores mais usados é a Relação Cintura-Quadril (RCQ), que ajuda a identificar riscos de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, conforme padrões reconhecidos cientificamente.

Dobras cutâneas

Utilizando o plicômetro (popularmente conhecido como “alicate”), essa avaliação permite medir o percentual de gordura corporal e massa magra. É aplicada, em geral, no lado direito do corpo e em regiões específicas chamadas de "dobras".

A quantidade de dobras avaliadas depende do protocolo que estará de acordo com algumas variáveis de cada um, como a idade e gênero, por exemplo.

Bioimpedância

Já a bioimpedância elétrica avalia a composição corporal com base na resistência do corpo à passagem de 
uma corrente elétrica de baixa intensidade. Existem balanças com diferentes níveis de precisão — algumas utilizam apenas os pés, outras também adicionam as mãos (modelo octapolar), aumentando a possibilidade de acurácia.

Além de massa magra e gordura, a bioimpedância mede:

•    Quantidade e distribuição de água corporal;
•    Densidade óssea;
•    Índice de massa corporal segmentado.

Avaliação postural estática

Este exame detecta simetrias e assimetrias posturais. Ao observar o corpo em posições específicas, o profissional identifica desequilíbrios entre os membros e define estratégias corretivas, reduzindo o risco de lesões e melhorando o desempenho.

Avaliação de força

Cada vez mais buscado por atletas e praticantes de diversas modalidades, o teste de força muscular utiliza dinamômetros (isométricos ou isocinéticos) para medir:

•    Potência;
•    Resistência;
•    Desempenho de grupos musculares;
•    Assimetrias de força entre membros.

Embora os dinamômetros isocinéticos sejam mais precisos, seu alto custo limita o acesso. Já os isométricos são alternativas mais viáveis no dia a dia e também geram dados relevantes.

Avaliação cardiorrespiratória

Baseada no desempenho do sistema cardiovascular e pulmonar sob esforço, essa avaliação monitora:

•    Frequência cardíaca em repouso, esforço e recuperação;
•    Capacidade cardiorrespiratória;
•    Condicionamento físico geral.

É essencial para programas de treinos mais intensos e para pessoas com histórico de doenças cardiovasculares.

Avaliação dinâmica por vídeo

A análise em movimento, feita por vídeo, identifica falhas que muitas vezes passam despercebidas na avaliação estática. Alterações em estruturas como quadril, joelhos e tornozelos podem comprometer a biomecânica dos movimentos e causar compensações perigosas.

Esse tipo de exame permite uma leitura ainda mais precisa do corpo, especialmente para quem já pratica exercícios com regularidade.

Avaliação física: o primeiro passo para treinos eficazes

De acordo com Jacqueline Jeremias, cada tipo de avaliação tem um papel importante e, quando combinados, fornecem um panorama completo da condição física da pessoa. Isso ajuda o(a) treinador(a) a prescrever treinos com maior segurança, alinhados ao que o corpo realmente precisa.

“É fundamental entender que cada corpo é único e reage de maneira diferente aos estímulos. A avaliação física completa é o ponto de partida para qualquer programa de exercício bem-sucedido, otimizando o tempo de treinamento”, afirma a profissional.

Mais do que um extra: uma ferramenta de segurança

Para quem treina em academias, praças ou até mesmo em casa, a avaliação física é a bússola que orienta o caminho certo. Não deve ser vista como um extra, mas como parte essencial do processo.
“Com uma boa avaliação, conseguimos reduzir os riscos de lesões, acelerar resultados e cuidar da saúde de forma individualizada. Todas as comparações são feitas baseadas no seu histórico de avaliações e isso direciona a ser só sobre você”, finaliza Jacqueline.

Se você deseja melhorar sua performance, reduzir os riscos de lesões e treinar de forma mais eficiente, inclua a avaliação física no seu planejamento. Além de garantir mais segurança, ela proporciona um acompanhamento técnico mais preciso e focado nas suas necessidades tendo o acompanhamento da sua evolução.
 


Ative o seu modo fit e viva mais leve

A coluna Modo Fit é publicada semanalmente no portal da Folha de Pernambuco, com conteúdos voltados a treinos, nutrição, alimentação saudável, suplementação, mundo fitness e wellness. 

Esta edição contou com a colaboração da Profissional de Educação Física e Avaliadora Física Jacqueline Jeremias -  @jjacqueline.personal
 

Veja também

Newsletter