5 práticas que promovem os direitos humanos dentro do ambiente escolar
Com a crescente atenção dedicada à qualidade das relações dentro das escolas, a discussão sobre respeito e cidadania no ambiente escolar ganha destaque entre educadores. Neste contexto, Cristiane Zenzinger, coordenadora e professora das Aulas Diretas do programa de educação socioemocional da Somos Educação, Líder em Mim, no Colégio Paulo de Tarso reflete acerca dos benefícios de implementar práticas que estimulem respeito mútuo e uma convivência harmoniosa entre os estudantes, assim como indica de que maneira podem ser aplicadas.
Afinal, promover o desenvolvimento integral dos alunos, para que eles sejam capazes de lidar consigo mesmos e com o outro de forma positiva e equilibrada, torna a sala de aula um ambiente de acolhimento e igualdade.
De acordo com a coordenadora, o ensino embasado em respeito e cidadania possui benefícios sociais, acadêmicos e profissionais no processo de desenvolvimento da criança e do jovem. “O aluno precisa ter uma visão de que seu sucesso e felicidade não podem acontecer às custas da infelicidade e fracasso do outro. Reconhecer e acolher a vulnerabilidade do outro, estender a mão, apoiar e ensinar, o farão também crescer e prosperar”, destaca.
Neste contexto, Cristiane elencou 5 dicas de atividades que educadores podem realizar para promover o exercício do respeito e cidadania em sala de aula:
1- Incentive o ato de enxergar o outro: Para a coordenadora, essa ação é a base para a construção do senso crítico e da responsabilidade cidadã entre os alunos;
2- Incentive lideranças estudantis: De acordo com Cristiane, alunos com características de liderança podem ser selecionados para, por meio de seus dons únicos, contribuir com o bom andamento das aulas, das atividades extras e dos relacionamentos na escola;
3- Realize atividades extracurriculares com foco na cidadania: propor o exercício da cidadania e o conhecimento dos direitos humanos básicos pode ajudar os estudantes a terem um ganho acadêmico e socioemocional na construção de cidadãos éticos e que respeitem o próximo;
4- Estabeleça metas coletivas: Essa prática, conforme indica a coordenadora, proporciona a compreensão de como funciona o planejamento de ações que dependem de outros estudantes para ter sucesso. “Quando todos ‘pertencem’, somamos forças e vamos além, com resultados maiores e melhores do que os conseguiríamos sozinhos”, destaca.
5- Desenvolva ações voltadas para serviços sociais: convidar os estudantes para esse tipo de atividade estimula a reflexão sobre os problemas dos outros e possíveis soluções. “Serviços sociais os levam a identificar vulnerabilidades da sociedade e buscar soluções para melhorá-las”, reforça Cristiane.
Para concluir, a coordenadora reforça que essas aplicações devem ser voltadas para o desenvolvimento do conceito de que o aluno deve ser protagonista das ações, e que os educadores precisam permitir que eles coloquem a mão na massa, trabalhem em coletivo, pesquisem continuamente e reflitam individualmente sobre essas ações, sem interferência nítida e direta do educador.
Sobre o Líder em Mim (https://www.olideremmim.com.br/) - Do Infantil ao Ensino Médio, o Líder em Mim é um programa de educação socioemocional, endossado pelo CASEL e focado em promover, a partir da mudança de paradigma, a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes, desenvolvendo a autoestima e o autoconhecimento de cada um para que se tornem protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade. Os conteúdos são produzidos em parceria com a marca global FranklinCovey e são fundamentados nas obras, nas pesquisas e nos projetos do Dr. Stephen Covey, autor do best-seller “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”.



