Apagão na AWS deixa sites como Mercado Livre, Canva, Amazon e Facebook fora do ar nesta segunda (20)
Usuários reclamam da instabilidade no acesso às plataformas
A manhã desta segunda-feira (20) está sendo marcada pela instabilidade de diversas plataformas. Com séries de reclamações registradas no Downdetector, plataforma que analisa a disponibilidade de sites e serviços, os usuários têm registrado dificuldades para acessar sites como Mercado Livre, Canva, Amazon, Facebook, entre outros.
Até 6h16, o Mercado Livre somava o maior número de registros, com 454 notificações de instabilidade. Entre as reclamações, os usuários destacam dificuldades para acessar a plataforma por meio do dispositivo móvel ou website.
Leia Também
• Em Pernambuco, robótica na socioeducação promove inclusão para adolescentes da semiliberdade
• Tecnologia é ferramenta, não garantia de educação, diz Karnal
Em seguida, aparece o Wellhub, com 420 reclamações registradas também por volta das 6h16. As dificuldades também foram relatadas por usuários do Mercado Pago, Amazon, Canva, Alexa, entre outros.
Games como Fortnite e Roblox também estão sendo afetados pela instabilidade. Além disso, algumas redes sociais como Facebook e Snapchat também enfrentam dificuldade para conexão.
Os erros afetam serviços que dependem da infraestrutura da AWS, plataforma de computação em nuvem da Amazon.
De acordo com a AWS, mais de 500 empresas que têm os serviços hospedados na nuvem da Amazon foram impactadas pelo apagão. A falha afeta outros países além do Brasil.
A empresa destacou que uma possível causa para a falha já foi identificada e uma correção está sendo realizada.
"Podemos confirmar aumento nas taxas de erro e latência para múltiplos serviços da AWS na região US-EAST-1", destacou a AWS por meio de nota.



