Login sem senha? Microsoft quer que usuários apostem em outras categorias de segurança
Novidade funcionará em ferramentas da empresa
Quem nunca passou raiva ao tentar atualizar as próprias senhas porque o software indicava que a escolha de letras e caracteres não era forte o suficiente que atire o primeiro login. Para evitar esse tipo de desgosto tecnológico, além de buscar uma forma de proteger ainda mais o usuário contra ataques digitais, a Microsoft tem estimulado o abandono completo das senhas.
A companhia anunciou, na última quarta-feira (15), que seus clientes poderão remover completamente a senha de suas contas da Microsoft.
A ideia é substituir as palavras de segurança pelo uso do app Microsoft Authenticator ou por outras alternativas como o Windows Hello, uma chave de segurança ou um código de verificação enviado ao telefone ou e-mail do usuário.
Leia Também
• Microsoft anuncia fim do suporte para Windows 10
• Microsoft disponibiliza atualização para corrigir falha do Windows que expõe usuários a hackers
• Microsoft lança Windows 11, com gráficos melhores e suporte para apps do Android
A novidade funcionará para aqueles que usam senhas para fazer login em aplicativos e serviços como Outlook, OneDrive, Microsoft Family Safety e outros
"Ninguém gosta de senhas. Além de inconvenientes, elas são o alvo principal de ataques", disse em comunicado Vasu Jakkal, vice-presidente de Segurança, Conformidade e Identidade da Microsoft.
Jakkal explicou que, exceto pelas geradas automaticamente, quase impossíveis de lembrar, o grande problema dessas senhas é que são criadas por nós.
“Uma das nossas pesquisas recentes descobriu que 15% das pessoas usam os nomes dos seus animais de estimação para inspirar a senha. Outras respostas comuns incluíam nomes de família e datas importantes, como aniversários. Uma em cada 10 pessoas admitiu reutilizar senhas em sites e 40% dizem que usaram uma fórmula para suas senhas, como Outono2021, que eventualmente se torna Inverno2021 ou Primavera2022”, explicou.
A alternativa da Microsoft é também uma forma de combater vazamentos de dados, que põem em risco a privacidade de seus usuários.
Apesar de desejar que a nova funcionalidade se torne definitiva, a empresa garantiu que, se o usuário não se adaptar, poderá voltar a criar suas senhas como antes.
Confira abaixo como utilizar o recurso:
1. Primeiro, certifique-se de ter o aplicativo Microsoft Authenticator instalado e vinculado a sua conta pessoal da Microsoft;
2. Em seguida, visite account.microsoft.com, faça login e escolha Advanced Security Options (Opções avançadas de segurança). Em "Additional Security" (Segurança adicional), você verá "Passwordless Account" (Conta sem senha). Selecione "Turn on" (Ativar).
3. Siga as instruções na tela e aprove a notificação do aplicativo Authenticator. Depois de aprovar, você está livre da sua senha.



