Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Tecnologia e Games

Senha mais usada pelos brasileiros foi "123456"; confira o ranking

No Dia Mundial da Senha veja como manter suas informações mais protegidas

Quanto mais longa for uma combinação, mais difícil para os cibercriminososQuanto mais longa for uma combinação, mais difícil para os cibercriminosos - Pixabay

Todos os anos, o Dia Mundial da Senha é celebrado na primeira quinta-feira do mês de maio. Apesar do aumento das conversas sobre a importância de reforçar a segurança digital, uma pesquisa feita pela NordPass, empresa de gerenciamento de senhas, verificou que, em 2021, a senha mais usada pelos brasileiros foi “123456”, com mais de um milhão de utilizações. O segundo lugar ficou com a versão estendida do primeiro “123456789”, reproduzida 326.815 vezes e, em terceiro lugar, o nome do país, “Brasil”, foi registrado 154.075 vezes. 

Segundo o relatório da empresa, mais de 125 milhões de credenciais de cidadãos brasileiros foram vazadas no ano passado. Veja o ranking das 10 senhas mais utilizadas pelos brasileiros:

1° - 123456

2° - 123456789

3° - Brasil

4° - 12345

5° - 102030

6° - senha

7° - 12345678

8° - 1234

9° - 10203

10° - 123123

Para Microsoft senhas devem  ser coisas do passado

Como deixar sua senha mais forte
Com o surgimento das carteiras digitais, instaladas diretamente nos smartphones, ter uma senha se tornou ainda mais necessário. É o que acredita o especialista da Check Point Software Technologies, fornecedora líder de soluções de cibersegurança global, Thiago Mourão, que preparou cinco dicas para tornar suas senhas mais poderosas contra os cibercriminosos. 

1. Usar uma combinação de caracteres.
Apesar de ser uma prática comum, informações como datas de aniversários podem ser facilmente descobertas por cibercriminosos. Para evitar isso, a orientação é usar sempre uma sequência aleatória, composta por uma combinação de diferentes números, letras e símbolos para cada plataforma.

2. Uma senha diferente para tudo
Para quem reclama que não tem como lembrar de tudo, os especialistas da Check Point, sugerem a ajuda de um gerenciador de senhas para administrar e gerar diferentes códigos de acesso fortes. “Com tantos aplicativos e serviços agora exigindo detalhes de login, é tentador repetir a mesma senha para todos eles, mas isso é uma má ideia. Assim como não temos a mesma chave para abrir nossa casa, escritório ou carro, não devemos usar a mesma senha, pois isso só torna mais fácil para os hackers ‘abrirem’”, explica  afirma Mourão, que trabalha como engenheiro de segurança na empresa.

3. Quanto mais longa, mais forte
Outra dica é caprichar no tamanho da senha. Quanto mais longa for uma combinação, mais difícil para os cibercriminosos. Para ser considerada segura, a dica é usar pelo menos oito dígitos para aumentar os níveis de segurança.

4. Faça alterações regulares
Alterar a senha regularmente pode parecer um desafio, no entanto, isso pode ser facilitado usando o mesmo padrão básico e adicionando diferentes combinações a partir daí. Desta forma, será mais fácil de lembrar e de mudar a senha regularmente.

5. A autenticação de dois fatores é sua melhor amiga
Por fim, o especialista afirma que, embora todas as medidas acima certamente melhorem a eficácia de uma senha, também é essencial implementar uma autenticação de dois fatores - quando o aplicativo utilizado permitir. “Novas ameaças estão surgindo constantemente, portanto, garantir que o usuário esteja completamente protegido, ser informado sempre que um atacante ou pessoa não autorizada quiser acessar sua conta, só melhorará sua segurança”, disse.

Veja também

Newsletter