Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
TV Aurora

Setembro amarelo: atendimento gratuito para quem precisa de ajuda

Dificuldade para dormir, desânimo persistente e necessidade de manter-se isolado, são alguns dos sintomas que precisam de atenção

Nos últimos 20 anos, os suicídios subiram de 7 mil para 14 mil ao ano.  O número representa um a cada hora, sem contar os casos que não foram notificados. Além desses números, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, apenas no Brasil, acontecem 12 mil casos de suicídio por ano. No mundo, esse número salta para quase 800 mil. A 'Campanha do Setembro Amarelo' tem como intuito conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e de procurar ajuda profissional. Dificuldade constantemente para dormir, medo e angústia sem motivo aparente, fadiga e desânimo persistentes, dificuldade de se vincular a atividades que anteriormente eram prazerosas e necessidade de manter-se isolado, são alguns dos sintomas que precisam de atenção.


Acolhimento
“A rede de apoio é fundamental para que a pessoa em sofrimento sinta-se amparada e acolhida. As relações de cuidado e afeto são essenciais ao ser humano e nisto se inclui a importância de saber que existem pessoas e espaços com os quais podemos contar em momentos de dificuldade e insegurança”, comenta a psicóloga, Jéssica Tenório, especialista em intervenções psicanalíticas e docente do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), instituição (foto) que oferece serviço gratuito na área (https://www.instagram.com/unifgoficial/).
 
Crianças
O número de suicídio tem crescido também entre crianças e adolescentes. Os adolescentes e jovens representam uma grande parcela desse aumento, sendo hoje, a segunda maior causa de morte entre a população de 15 a 29 anos. Com isso, um novo projeto de lei pretende ajudar a diminuir o número de casos de suicídio entre crianças e adolescentes. O PL 1773/2022 sugere a criação da Política Nacional de Combate ao Suicídio de Crianças e Adolescentes (PNCSCA).

Política nacional

O objetivo é criar ações integradas entre governo e escolas, para fortalecer a saúde mental dos pequenos. O texto sugere, por exemplo, a abertura de canais de comunicação para oferecer acolhimento psicológico e a promoção de discussões sobre suicídio e saúde mental dentro das escolas. 

Olhos abertos

Além do apoio, afeto e cuidado, o papel de observar mudanças significativas no discurso e comportamento daqueles que estão próximos também pode ser uma atitude que faz a diferença.  A especialista reforça a importância de procurar ajuda profissional. “A ajuda profissional demonstra-se ainda mais necessária quando a pessoa percebe que o aumento da angústia ou dos sintomas que a incomodam se torna cada vez mais frequentes, evidentes e difíceis de suportar. Principalmente quando se torna difícil realizar, até mesmo, as atividades práticas do dia-a-dia. Lembrando que cuidar da saúde mental é um fator preventivo, que pode ajudar a evitar situações mais graves”.
 
Gratuito
A UNIFG oferece de forma gratuita, atendimentos psicológicos nos campi da Boa Vista, no Recife e Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Os agendamentos devem ser feitos pelos números (81) 3461-5514 ou (81) 3461-5529. O campus Piedade fica localizado na Rua Comendador José Didier, nº 27, Piedade. Já o campus da Boa Vista fica na Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, nº 155, no Centro do Recife.

Valorização da vida
Outro contato gratuito é o Centro de Valorização da Vida (https://www.cvv.org.br/), um serviço de apoio e de prevenção ao suicídio que atende pessoas que precisam conversar. Para falar com a equipe de voluntários, é só mandar um e-mail,  acessar o chat pelo site ou contactar pelo 188. Funciona de domingo a domingo, 24 horas por dia. O CVV (foto), em parceria com a UNICEF, também tem um canal de escuta exclusivo para adolescentes de 13 a 24 anos. Todo o processo é anônimo e, para usar, não é preciso se identificar. 

Prêmio Marco Maciel
Com recorde de inscritos, os vencedores do Prêmio Marco Maciel 2022, realizado pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais, foram revelados ontem (20/09), em cerimônia no Villa Rizza Buffet & Espaço de Eventos, em Brasília. Na ocasião, também ocorreu o lançamento da Prática Recomendada em RIG, uma certificação que estabelece as mais seguras regras de conduta para os profissionais da área. A Associação Brasileira de Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação), Poder 360, Itaú Unibanco e Transparência Eleitoral Brasil foram alguns dos vencedores. Mais informações do evento estão disponíveis no link: https://www.instagram.com/abrig.rig/
 
Inclusão 
Para orientar a população sobre a importância de votar com consciência e as possibilidades de alcançar uma eleição mais diversa, justa e igualitária, algo que pode entrar para a história do país pelo ineditismo, a Gestão Kairós – Consultoria de Sustentabilidade e Diversidade referência na América Latina, lança, com o patrocínio institucional do Grupo Tenda Atacado, a primeira  Cartilha do Voto Inclusivo: Diversidade e Democracia (foto). A cartilha, bem como outros materiais dessa campanha podem baixados gratuitamente em: https://votoinclusivo.com.br/.


Cartilha
O conteúdo da Cartilha é composto de tópicos como: Diversidade nas Eleições de 2022; O lugar que você ocupa: Como posso ser uma cidadã e um cidadão consciente; Eleições no Brasil: Há diversidade? Seu candidato tem compromisso com a igualdade, diversidade e inclusão?  “A Cartilha foi propositalmente elaborada em linguagem acessível e didática pela Gestão Kairós com o objetivo de contribuir com a formação e ampliação da consciência política da sociedade. Uma representatividade que espelhe a demografia da sociedade brasileira”, explica Liliane Rocha CEO e Fundadora da Gestão Kairós e Mestre em Políticas Públicas pela FGV. 

Cidadania         
“O exercício da cidadania em uma democracia vai além dos direitos políticos, encampa a possibilidade de cidadãs e cidadãos, sem qualquer distinção, exercerem o direito de ser quem são, contemplados e representados em suas subjetividades, como assegura a Constituição vigente”, comenta a advogada e Consultora de Treinamentos da Gestão Kairós, responsável pelo conteúdo da Cartilha, Fernanda Macedo.

Primavera

A Bonjour Flores antecipa a temporada da primavera com diversas novidades inspiradas em uma viagem repleta de beleza e detalhes à região francesa da Provence. As referências estão por toda parte, desde a mudança das fachadas das lojas na Jaqueira e Boa Viagem ao lançamento da nova fragrância Figue. A estação das flores no Brasil marca o ápice da colheita do figo no sul da França, agora em setembro. O lançamento das novidades da loja será amanhã (22) em todas unidades.

Figo
Intensa e aconchegante, a nova fragrância Figue é 100% natural, feita à base de óleo essencial e álcool de cereais. Seu aroma extraído das folhas da figueira remete à beleza dos campos do Mediterrâneo. A fragrância está disponível na versão spray de ambiente 250 ml e, em breve, na versão difusor, sabonete líquido e vela aromática. Com o propósito de fortalecer a experiência sensorial, a fragrância Figue veio compor a coleção de Essências Bonjour junto à clássica de Limão siciliano, que acompanha todos os arranjos da marca.

Professores

Durante a primavera, a Bonjour lança também uma coleção voltada aos professores com o tema "Tudo que se faz com o coração floresce". Entre os itens criados para a data, destaque para a caderneta de capa dura ilustrada com flores da loja. Há ainda xícaras, marcador de página floral, potinhos de biscoito, cubos e arranjos florais, todos com o mix da coleção primavera.

Físico e online

A fragrância Figue, além da coleção Dia do Professor, está disponível nas lojas físicas em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na Varanda Bonjour, no RioMar, e na Jaqueira, Zona Norte. Os produtos também são comercializados no site https://bonjourflores.com.br/, com entrega para todo o Brasil, e ainda no instagram https://www.instagram.com/bonjouroficial/.

Amazônia

Um contador de árvores derrubadas (foto) em tempo real na região amazônica passa a fazer parte do dia a dia de Brasília. A ação inédita marca uma série de iniciativas da Natura pela mobilização social em defesa da floresta em pé que integra a nova campanha “O Poder Está nas Nossas Mãos”. O local escolhido para a intervenção é o telão gigante do Conic, referência no “coração” da capital do Brasil.

Painel

Diariamente, imagens e dados serão exibidos nos mais de 1.060m² do maior painel digital da América Latina, trazendo ao público conteúdos relacionados à conservação e regeneração da Amazônia, refletidos a partir da plataforma on-line PlenaMata, criada por Natura, Mapbiomas, Infoamazonia e Hacklab. As ações da Natura tiveram início com o lançamento do perfil https://twitter.com/amazoniaviva, no Twitter, que chama a atenção para o aumento do desmatamento.


 
Nosso poder

“A Amazônia viva garante a nossa existência. Hoje, a floresta enfrenta uma corrida contra o tempo e queremos despertar no público esse senso de urgência na tomada de atitudes. Por isso, fazemos essa provocação ao mostrar às pessoas o poder que elas têm nas mãos, por meio de hábitos e escolhas que gerem impacto positivo, apoiando projetos a favor da floresta”, enfatiza Agenor Leão, vice-presidente de negócios da Natura Brasil.
 
Voto consciente

Mais que chamar atenção para o impacto climático que ameaça o planeta com o desmatamento da Amazônia, a intervenção urbana traz, durante o período eleitoral, questionamentos aos candidatos sobre ações efetivas de combate à degradação da floresta amazônica, além de convidar os eleitores brasileiros a pensarem na importância do seu voto para a proteção do bioma. 

RSVP
O Gallerist, multimarcas fundado por Carolina, Mariana, Fernanda e Amanda Cassou, apresenta sua nova marca autoral. Intitulada RSVP, a nova label chega com o objetivo de oferecer roupas de festas para suas clientes. Fruto de um desejo que sempre existiu entre as irmãs, a marca encontrou na pós-pandemia, a oportunidade de trazer por meio das criações da RSVP, peças descomplicadas e modelagens inusitadas para uma coleção prêt à porter.


 
Leve

“Queremos desmistificar a ideia de que a roupa de festa precisa ser complicada e sob medida, ela pode ser fun, diferente e deve ser usada muitas vezes”, diz Amanda Cassou, sócia e Diretora criativa da marca. Pensadas para serem usadas de forma leve e descomplicada, as peças da nova marca carregam em seu DNA, a concepção de uma mulher imprevisível e segura de si mesma, podendo ousar na composição dos looks e se vestir conforme o mood diário.
 
Dress

Por enquanto, o mix de produto das peças é quase todo composto por vestidos, mas possui também tops, combinetes, saias, e acessórios como sapatos e bijoux para complementar os looks. Para dar um toque mais glamuroso, neste primeiro drop, além do básico preto e branco, a marca aposta em detalhes em dourado, prata, bordados em paetê e peças nas cores vermelho e marrom. As peças da RSVP variam de R$4.900 a R$16.000, e a média é de R$8.000. 

Lojistas
Após mapear o Centro do Recife, uma equipe da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife) vai percorrer agora o varejo da Zona Norte do Recife para fazer o Censo Lojista. A intenção é quantificar o número de estabelecimentos ativos e identificar os principais segmentos existentes dessa região, que reúne o tradicional mercado popular e diversas lojas. A ação inicia nesta quarta-feira (21/09) pelos bairros de Casa Amarela, Alto Santa Terezinha e Nova Descoberta. 
 
ZN

A iniciativa é realizada em parceria com o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Bens e Serviços do Recife (Sindilojas), Prefeitura do Recife, por meio do Recentro, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Censo Lojista vai levantar informações como  nome de fantasia, razão social, CNPJ, endereço, nome do proprietário e segmento de atuação. Os dados recolhidos alimentarão uma planilha virtual, onde as informações serão unificadas. 
 

Veja também

Newsletter