Sex, 19 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

A adolescência como um pesadelo de horror na HQ "Black Hole"

Editora Darkside Books reúne todos os volumes do quadrinho em uma edição especial de capa dura

Cena da HQ 'Black Hole', de Charles BurnsCena da HQ 'Black Hole', de Charles Burns - Foto: Divulgação

"Black Hole" conta a história de adolescentes em processo de descobertas: a transição para a vida adulta, a iniciação sexual, as oscilações emocionais, as amizades e os amores em crise. Personagens que passam por uma sequência de eventos típicos da puberdade e saem modificados pela experiência.

Leia também:
Nova edição da revista brasileira de quadrinhos Plaf está em pré-venda
Memórias de família em Quadrinhos
Conheça três HQs pernambucanas lançadas na CCXP, em São Paulo


O que diferencia essa história em quadrinhos escrita e ilustrada por Charles Burns, o que torna toda essa abordagem realmente única e especial, é a forma como o autor recorre ao gênero horror, uma espécie fascinante de pesadelo dramático.

O quadrinho, que venceu o prestigiado Prêmio Eisner em 2006 de melhor graphic novel, foi lançado originalmente em 12 volumes, publicado entre os anos 1995 e 2005, nos Estados Unidos. No Brasil, a HQ foi lançada pela editora Conrad, dividida em dois números.

A obra era uma peça rara, disponível apenas em sebos. Agora, a editora Darkside Books - especializada em literatura dos gêneros horror e terror - apresenta uma edição especial, em capa dura, que reúne todos os capítulos numa única coletânea.

O enredo se passa nos subúrbios de Seattle, nos anos 1970, em uma cidade onde se propaga uma doença transmissível através do sexo. Os sintomas são mudanças físicas: desde o crescimento de um rabo ou a aparição de uma boca faminta no pescoço até bolhas enormes e a completa ausência de humanidade, a monstruosidade em estado mais avançado; variações que tornam o exercício visual do autor uma espécie de pesadelo virtuoso sobre o horror físico, uma representação terrível e, ao mesmo tempo, fascinante do corpo humano em decomposição flagrante.

A história é contada a partir do ponto de vista de três personagens: Chris, Rob e Keith. Cada capítulo apresenta a perspectiva desses adolescentes sobre os eventos que os cercam; não apenas suas ações como também o fluxo interno de emoções que movem esses personagens.

Rob é o garoto popular do colégio e ama a Chris, que também ama o rapaz; Keith é tímido, esforçado e legal - ama a Chris, mas ela o vê apenas como um colega de turma. A partir dessa rede inicial de relacionamentos, a história avança com gradualmente mais intensidade e vigor.

"Black Hole" envolve como um drama de geração, com os personagens aos poucos entendendo as etapas de transição e amadurecimento, a forma como a vida cotidiana e os eventos imprevistos da rotina afetam sentimentos, relações entre amigos, amores e familiares.

É evidente o talento de Burns para criar personagens e situações dramáticas a partir de fatos corriqueiros; ele assina o texto e as imagens, uma HQ que usa o horror, as deformações físicas, o sangue e as explosões de raiva e violência - fantasias e pesadelos - para enfatizar as angústias da idade.

Serviço

"Black hole", de Charles Burns
Darkside Books, 368 páginas
Preço médio: R$ 69,90

Veja também

Newsletter