Aline Campos conta sobre cirurgia para remoção de lesão pré-cancerígena causada por HPV
Segundo a atriz, a lesão removida no útero foi causada pelo Papilomavírus Humano (HPV). No vídeo, Aline alertou outras mulheres sobre a prevenção do câncer de colo de útero e falou sobre os métodos de prevenção.
A atriz Aline Campos gravou um vídeo nesta sexta-feira (7), relatando ter passado por uma cirurgia para remoção de uma lesão pré-cancerígena no útero.
Segundo ela, a lesão foi causada pelo Papilomavírus Humano (HPV).
Leia também
• "Eu não sou um robô": vencedor do Oscar tem mesmo nome e sinopse muito parecida com curta brasileiro
• Noite e madrugada do BBB 25 têm Prova do Líder, troca de quarto e conversa sobre alianças
• Novo livro de Marcelo Rubens Paiva, autor de ''Ainda Estou Aqui'', já tem data de lançamento
Aline fez a publicação para alertar outras mulheres sobre a prevenção do câncer de colo do útero. Ela lembrou ser essencial fazer exames a cada 6 meses, usar preservativo e tomar a vacina contra o HPV. "Se eu tivesse me atentado a essa prevenção antes, talvez eu não precisaria passar por essa cirurgia", disse.
Veja o post da atriz
A atriz também citou o fato de que 80% das mulheres sexualmente ativas vão ter contato com o vírus em algum momento da vida.
"Muitas nem imaginam que estão infectadas, porque, na maioria das vezes, ele não apresenta sintomas, como [foi] comigo", afirmou.
Incorporada de forma escalonada ao Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2014, a vacina que protege contra o HPV é aplicada mesmo antes da adolescência, porque é mais favorável que a imunização seja feita antes do início da vida sexual.
A imunização é prevista para a faixa etária de 9 a 14 anos, independentemente do sexo.

