Ator que fez Mark Zuckerberg no cinema diz não querer mais ser associado a bilionário
Jesse Eisenberg criticou decisão da Meta de acabar com checagem de fatos nas redes sociais
O ator e diretor Jesse Eisenberg, que ganhou notoriedade mundial ao fazer o papel de Mark Zuckerberg no filme A Rede Social, em 2010, afirmou não querer mais ser associado ao CEO da Meta.
Em entrevista ao programa Today da BBC Radio 4, o artista criticou a decisão da companhia de acabar com a checagem de fatos nas redes sociais que controla, como o Facebook, em favor de um sistema de notas de comunicado semelhante ao do X, de Elon Musk.
Leia também
• Acusado de atacar Salman Rushdie a facadas vai a julgamento nos EUA
• Especialista em leitura labial decifra "comandos" de Kanye West a Bianca Censori no Grammy
• Neil Gaiman e ex-mulher são processados por estupro e tráfico humano
Eisenberg ressaltou que Zuckerberg tem feito "coisas problemáticas" que, na avaliação do ator, colocam em xeque a segurança de usuários.
— É como se esse cara estivesse... fazendo coisas que são problemáticas, tirando a verificação de fatos — disse Eisenberg ao programa. — [Há] preocupações com a segurança. Tornando as pessoas que já estão ameaçadas no mundo ainda mais ameaçadas.
No mês passado, Zuckerberg adotou novo tom e, num vídeo, acusou "os governos e os meios de comunicação de impulsionar a censura".
Foi um dos mais recentes sinais de sua transformação política em meio à volta de Donald Trump à Casa Branca.

