Mestre Biloco e a Ciranda dos Cangaceiros: projeto será lançado em CD em festa neste domingo (22)
Programação da 2ª edição da Festa das Primaveras, em Goiana celebra os 53 anos de trajetória do brincante
Da cena cultural de Goiana, Mata Norte de Pernambuco, Mestre Biloco é, de fato, um mestre - brincante, da Cultura Popular e da ciranda.
E é para a ele e sua Ciranda dos Cangaceiros que a 2ª edição da Festa das Primaveras vai festejar, dentro da programação, gratuita, o lançamento do seu primeiro registro sonoro: "Mestre Biloco e a Ciranda dos Cangaceiros", disponibilizado nas plataformas digitais e também em CD.
A festa acontece no Calçadão da Misericórdia, localizado no Centro da cidade de Goiana, a partir das 17h.
Criada no início da década de 1970, há mais de cinco décadas a Ciranda dos Cangaceiros do Mestre Biloco anima festa de padroeiros, além de protagonizar também brincadeiras do ciclo junino.
Leia também
• Ciranda de Lia de Itamaracá embala o Rock in Rio no palco Global Village
• Ciranda e maracatus se tornam patrimônios culturais imateriais
Salvaguarda
da Ciranda
O projeto, produzido pelo selo Matinada Records, e idealizado pelo produtor fonográfico Alexandre Veloso, foi pensado para registrar, documentar, salvaguardar e difundir os mestres e a Ciranda - reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, em 2021.
O registro sonoro - que conta com 13 faixas autorais, memórias e vivências do artista - conteceu na 1ª edição da Festa das Primaveras, em 2023, ocasião em que foi realizada uma celebração em frente à cada de Biloco, com participação de cirandeiros.

“Estou muito feliz de poder realizar este sonho. Quando eu formei a ciranda eu pensei em homenagear o cangaceiro Lampião. Até hoje, mais de cinco décadas depois, nós, integrantes do grupo, seguimos seus trajes.
Eu, por exemplo, como sou o mestre, uso lenço no pescoço, em cor diferenciada, e de alguns objetos utilizados por Lampião.
Também não abro mão do meu apito, que uso para conduzir a ciranda, inclusive, sou um dos únicos, dentro da ciranda em Pernambuco, a ter esse diferencial.Além disso, coloco peruca e óculos escuros, objetos que me deixam mais parecido com cangaceiro ", contou, entusiasmando, Mestre Biloco.
Atrações como Mano de Baé, com o Coco de Roda, e Rodriguinho do Acordeon, além do Forró Baião nº 1 integram esta segunda edição da festa.
Poesia e literatura popular também vão fazer parte da programação, com os escritos contemporâneos de Philippe Wollney e a poesia de cordel de Edivaldo Cordelista.
Serviço
Lançamento do CD "Mestre Biloco e a Ciranda dos Cangaceiros"
Quando: Domingo (22), a partir das 17h
Onde: Calçadão da Misericórdia, em Goiana
Acesso gratuito