Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Clássicos estão este domingo no 'Caixa de Natal', com participação de Elba

Cantora é convidada especial do espetáculo gratuito neste domingo (2), a partir das 18h, com o Coral do Movimento Pró-Criança, nas sacadas do prédio da Caixa Cultural, no Marco Zero, no Recife Antigo

Guitarrista Paulo Rafael (ao centro) e os integrantes do Movimento Pró-Criança: canções deste período do ano são lembradas em quase duas horas de apresentaçãoGuitarrista Paulo Rafael (ao centro) e os integrantes do Movimento Pró-Criança: canções deste período do ano são lembradas em quase duas horas de apresentação - Foto: Jose Britto/Folha de Pernambuco

Em sua quinta edição, o espetáculo "Caixa de Natal" volta a levar música ao Marco Zero, ocupando a Caixa Cultural, neste domingo (2), às 18h. A tradicional cantata natalina reúne 38 crianças e jovens do coral do Movimento Pró-Criança, acompanhados pelo guitarrista Paulo Rafael. Das janelas e varandas do prédio, eles apresentam clássicos natalinos, além de sucessos nacionais e internacionais, sempre com um convidado especial. Desta vez, a cantora paraibana Elba Ramalho é quem abrilhanta a noite.

Nos seus quatro primeiros anos, o "Caixa de Natal" recebeu os músicos Ivan Lins, Guilherme Arantes, Geraldo Azevedo e Lenine. Elba Ramalho é, portanto, a primeira mulher a participar como convidada. "Precisávamos de uma presença feminina. Como a gente já vinha com artistas nordestinos nas duas últimas edições, por que não ser uma mulher da nossa terra? Elba é nossa diva. Não pensamos duas vezes quando surgiu o nome dela", afirma Lulinha, um dos coordenadores do projeto.

Ao todo, são mais de 80 pessoas envolvidas diretamente no projeto. A coordenação é dos idealizadores Luiz Carlos Filho, o Lulinha, e Diogo Leite. Tovinho (Direção Musical), Rodrigo Leite (Direção Artística), Francisco Câmara (Figurino), Rogério Andrade (Som), Roberto Riegert (Iluminação) e Paula Azevedo (Coreografia) completam o comando do espetáculo. O trabalho da equipe dura cerca de oito meses, entre pesquisa de repertório, composição dos arranjos, ensaios, desenvolvimento de figurino, divulgação e apresentação.

Leia também:
[Vídeo] Coral do Pró-Criança ensaia para cantata de Natal
Elba Ramalho reverte cachê para orquestra de pífanos em Caruaru
Ayrton Montarroyos lança clipe com participação de Elba Ramalho


"É como se fosse uma escola de samba. A gente se dedica o ano todo para se apresentar durante uma hora e quarenta minutos. Ainda nem finalizamos este ano, já estou planejando como será o próximo. Artisticamente, sempre buscamos o melhor. Aos olhos dos espectadores, pode parecer tudo perfeito, mas por trás estamos constantemente trabalhando o aperfeiçoamento", garante Lulinha. Os produtores estimam que, desde a sua primeira edição, a cantata já tenha sido vista por mais de 90 mil pessoas.

   Lado social

Há também um lado social envolvido no projeto. Parte dos recursos captados pelos organizadores, por meio de leis de incentivo ou investimento direto, é redirecionada às atividades do Movimento Pró-Criança. "O coral é beneficiado com a manutenção dele. No primeiro ano do 'Caixa de Natal', ele tinha 25 matriculados. Hoje em dia, são quase 60. Através do espetáculo, também conseguimos inaugurar, no ano passado, a Escolinha de Música do Movimento Pró-Criança, com aulas de violão, flauta doce e piano", explica. O Coral tem regência do maestro Otávio Goés. 

Elba

Segundo Elba Ramalho, uma série de motivos a levou a aceitar o convite para participar da "Caixa de Natal". "Eu gosto dos festejos natalinos, gosto de cantar com crianças, gosto do Marco Zero, gosto do Recife e acredito que cantar é o meu ofício", afirmou a cantora. Sobre o repertório, ela diz que ele é marcado pelo lado eclético. "Na verdade é um repertório bem eclético, teremos o religioso, o popular, o erudito é até um pouquinho de Carnaval", detalhou.

Elba diz que costuma entrar no clima natalino com facilidade. "Sempre entro no clima do Natal, pois sou católica e celebro o nascimento do Menino Jesus com muito amor. É uma época linda, onde devemos renovar a nossa fé e esperança", assegura a artista.

Sobre o significado do Natal, Elba reforça que é católica praticante e o Natal é muito mais do que apenas presentear amigos e parentes. "É um momento importante de reflexão sobre os ensinamentos de Jesus", diz a paraibana, que estará na programação da virada de ano da Prefeitura do Recife, comandando um show com vozes femininas cantando frevo, com a participação de outras vozes nordestinas de destaque, como Isadora Melo.

Serviço:
Caixa Cultural Recife (praça do Marco Zero, Bairro do Recife)
Neste domingo (2), às 18h
Entrada gratuita

Veja também

Newsletter