Dupla portuguesa Némanus aterrissa no Brasil
Irmãos Né e Hélder Viera, da dupla Némanus, aproveitam a passagem pelo País para apresentar sua mistura de sons latinos e africanos para o público pernambucano
Um dos grandes sucessos da música de Portugal, a dupla Némanus aterrissou no Brasil para divulgar o trabalho e realizar o sonho de conhecer o País, e um dos destinos escolhidos pelos irmãos Hélder e Né Vieira foi o litoral pernambucano. Vindos do Peniche, cidade pequena do distrito de Leiria que fica a 45 minutos da capital Lisboa, a dupla teve que percorrer um caminho longo até o topo.
Sem família no mundo musical, os dois sempre lutaram sozinhos em busca do sonho de cantar. Né Vieira, o irmão mais velho, começou a frequentar a escola de música quando ainda era criança, passou por várias bandas até que resolveu chamar o seu irmão, Hélder Vieira, que também passou a frequentar a escola de música, para cantar junto com ele.
"No começo foi muito difícil. Nós dois saíamos de Peniche para Lisboa, bater nas portas das gravadoras com o nosso CD, pedindo uma oportunidade. Isso se repetiu inúmeras vezes, até que alguém ouviu e gostou. Quando menos esperávamos, fomos convidados para ir a um programa de televisão. A partir daí, as portas foram se abrindo", conta Hélder.
Leia também:
Lia de Itamaracá terá disco gravado pelo selo Natura Musical
Com novo disco, Elza Soares celebra trajetória: 'Que mulher incrível'
Pabllo Vittar diz que 'estampou alma' em novo álbum
Apresentando um som completamente diferente de tudo o que se ouvia em Portugal, a dupla promove uma mistura dos ritmos latinos e africanos, como kizomba e kuduro, além do dance em suas músicas. "Peniche consome muita música brasileira. Anitta, Ivete Sangalo e Wesley Safadão são muito conhecidos por lá, mas o que está em alta é o funk", diz Né.
Ele também revela que vê no Brasil um mercado aberto para a dupla. "Já passamos por diversos países, mas sempre dissemos que quando viéssemos ao Brasil seria para ficar e fazer carreira. E o nosso som é diferente, a gente não vem para competir com os artistas brasileiros, mas para ser parceiro dos artistas brasileiros", completa.
Trajetória
Prestes a completar 20 anos de carreira no ano seguinte, os Némanus realizam mais de 160 shows por ano, com um público de aproximadamente 600 mil pessoas por ano, somam mais de 31 milhões de visualizações no YouTube e já registram passagens por grandes casas de show, como o Coliseu de Lisboa, em Portugal, o Olympia e o Hipódromo de Vincennes, ambos na França.
A dupla pretende convidar artistas pernambucanos para participarem do show em comemoração às duas décadas de existência dos Némanus. Além da parceria para o show, os irmãos querem promover um intercâmbio musical com alguns artistas locais. Ainda não há data de shows confirmadas, mas os irmãos não veem a hora de agitar as noites recifenses com apresentações dançantes e envolventes.

