Cultura+

Energia feminina pelo tarot

A importância de harmonizar a energia feminina e masculina em cada indivíduo é que gera o equilíbrio e o respeito a caminho do êxito pleno em todas as dimensões.

Estrela - carta do tarot - pintado por Clotilde Moraes (Kolo)Estrela - carta do tarot - pintado por Clotilde Moraes (Kolo) - Foto: Gabriel Teixeira/Cortesia

A melhor forma de homenagear as mulheres é tentar conhecer um pouco mais a energia que circula ao seu redor, dessa maneira, eu convidei Ronaldo Patrício, que é Tarólogo e trabalha com o tarot Encantado; e, Mayra Melo, que também é Taróloga e trabalha com o tarot Rider-Waite.

A escolha do Tarot (os arcanos são verdadeiras obras de artes desenhadas em um período e seu contexto histórico dimensional) é  pessoal e depende da identificação de cada profissional com as imagens ali produzidas. Como já citei anteriormente, apesar de colecionar tarot, amo usar o tarot de Kier, ou mais conhecido como tarot Egípcio.

SUGESTÃO DE LEITURA:

Tarot Egípcio - com um toque de Irma Myrl K. Jacobovitz

Ronaldo escreve e homenageia a energia feminina em todo Universo com toda a simpatia, dedicação e profissionalismo que possui (grata pela colaboração).

Ronaldo Patrício: “O tarot e a energia feminina - O planeta Terra é habitado por diversas formas de vida. Dentre elas, encontra-se a forma humana, que é dividida entre homens e mulheres, masculino e feminino, respectivamente. Yin e Yang, duas energias potentes, que vibram em polaridades distintas, mas que se complementam tanto fora, quanto dentro de nós.

Mesmo que a sociedade fortaleça as diferenças existentes entre ambas as energias, e importante que saibamos que ela é comum para os dois gêneros, ou seja, no homem contém a energia feminina e vice-versa. Algumas religiões orientais e o próprio esoterismo estimula que possamos harmonizar internamente essa polaridade e com o tarot não poderia ser diferente.

Ao longo dos 22 arcanos maiores, vemos o herói ou a heroína vivenciar cada casa ora na energia masculina, ora feminina, ora vivencia certa androginia. Assim como o princípio da dualidade que existe no Universo, cada trunfo do tarot também vibra nessa mesma frequência.

No mês dedicado às mulheres, podemos perceber que o papel da mulher no tarot é pela manifestação do seu poder, num crescente em espiral. Na medida em que a heroína segue sua jornada, ela apresenta facetas distintas de sua personalidade, o que chega até nos surpreender, como se fosse uma pessoa completamente diferente.

A jornada feminina tem início com o arcano 2, que apresenta a energia da mãe, geradora e acolhedora, sábia e serena, com A Sacerdotisa. Seu poder é o de conexão com Tudo o que existe. Contida, discreta, ela guarda em si a promessa do novo em seu ventre. Sábia, ela prefere poupar energias para uma análise mais aprofundada, pois não é mulher de superficialidades, tampouco de realizar bordejos mentais. Ela vai direto ao ponto!

Já o arcano 3 – A Imperatriz, a mulher surge menos contida, mais aberta à vida social, pois adora festas, prazer e alegria. Sociável, esse trunfo quer que o Céu aconteça na Terra, por isso, quem usufrui de sua presença já sabe que passará momentos agradáveis, regados a uma ótima conversa, calor humano. Satisfação dos desejos! Poderosa, sabe bem qual o seu lugar de honra no mundo.

Uma guerreira surge no arcano 7 – O Carro. Ela conseguiu construir suas próprias ferramentas, armas e condução. Com isso, conquistou sua independência. Autônoma, vivencia os desafios, sem se importar com as vitórias ou derrotas. Para ela, o foco está no aprendizado diário. Seguir a sua jornada com coragem e perseverança é o seu principal foco. Dona de si, segura as rédeas de própria vida!

Após ter vivenciado tantas batalhas, conseguimos compreender um pouco o porquê de ela ter se preparado tanto na vida, para enfrentar suas feras, quando aparece no arcano 8 – A Força. O fato de estar tão próxima a um animal selvagem a faz entrar em sintonia com o seu lado instintual, suas sombras, seu ego ferido, seus monstros... Ao mesmo tempo, os desafios da vida e as provocações externas podem deixá-la na defensiva ou mesmo fazê-la partir para o ataque. Destaque para sua autenticidade e ousadia!

Bem, como nem só de batalhas e enfrentar leões vive a mulher, eis que no arcano 14 – A Temperança, ela aparece em busca de se refazer internamente das experiências vivenciadas até aqui. Parada obrigatória para poder seguir. Aqui, ela precisa se aliar ao tempo a fim de nutrir mais confiança em si, pois precisa aprender que nem tudo depende de seu empenho. Às vezes, o que tanto se quer não vem no momento em que desejamos. Enquanto isso, ela usa o tempero necessário para se aliar ao tempo e reconhecer que a paciência é tudo!

Após uma pausa estratégica, ela ressurge nua, exatamente como nasceu, sem fantasias, máscaras ou subterfúgios na casa 17 – A Estrela. Plena de desejos, derrama estrelas na Terra a fim de criar uma conexão com o Universo, para que, lá de cima, o Universo norteie-se pelas luzes terrestres e realize seus sonhos. A esperança que anima a alma!

Por fim, depois de passar por tantas vivências profundas em sua jornada, ela ressurge disposta a seguir seu caminho, no seu caminhar que se alquimiza e se torna mais forte, mais ela mesma, mais mulher em sua essência, mais humana, na última casa 21, última da jornada, como O Mundo. Um ser luminoso, pleno de si, que se expande em direção ao novo!”

Para melhorar essa expansão da energia feminina, confiante que o céu tem muitas estrelas e permite que o brilho delas se expandam, aqui temos a escrita de Mayra Melo,  com a sua experiência e dedicação, colabora conosco com o enriquecimento para compreender essa vibração feminina pelo taror (também agradeço o carinho e dedicação).

Mayra Melo: “As mulheres estão por todos os lados nas cartas do tarot de Rider-Waite - inclusive do lado de fora. Desenhado pela estadunidense Pamela Colman Smith em 1909, o deck que Arthur Edward Waite considerava ser sua ‘correção’ para as cartas tradicionais acabou virando um dos tarots mais populares do século 20, sendo usado até hoje por tarólogos iniciantes e profissionais.

As cartas escolhidas para este 8 de Março são os Arcanos Maiores que trazem figuras femininas personificando sua lição. O fato de apenas seis em 22 cartas terem mulheres protagonistas, fala principalmente de um tempo onde nosso acesso à imensidão da vida era ainda mais restrito que hoje - vide o nome pelo qual o tarot de Rider-Waite ficou conhecido, junção dos sobrenomes de seus editor e criador: dois homens! Graças às Pamelas da contemporaneidade, porém, essa realidade continua num processo de desconstrução ainda lento, porém intenso e bonito de ver.

Mas antes de começar a explorar o universo simbólico do tarot é importantíssimo deixar claro que ‘mulher’ e ‘energia feminina’ são conceitos distintos. Nós, seres humanos, vivenciamos diariamente tanto o feminino quanto o masculino, independente de nosso gênero. Ao fazer a polarização dessas energias, de maneira alguma eu quero dizer que uma é melhor que a outra ou instituir regras sobre o que eu acho que deva ser um comportamento tipicamente feminino - até porque, na minha humilde opinião, o único comportamento aceitável para qualquer pessoa é aquele com o qual ela se sente plenamente confortável e realizada. Isto posto, vamos às cartas!

Arcano II - A Suma Sacerdotisa
A primeira carta com uma protagonista mulher é uma síntese sobre a experiência feminina do conhecimento. A Sacerdotisa simplesmente sabe, mesmo que não tenha à disposição fatos ou comprovações; seu saber vem de sua conexão direta com a Divindade e da sua capacidade de silenciar e se interiorizar para ouvir a voz do inconsciente. Nós entramos em contato com sua energia através do sonho, da intuição ou da meditação.

Arcano III - A Imperatriz
Já a Imperatriz fala sobre a experiência feminina em si: os ciclos naturais, a capacidade de criar uma obra de arte ou um filho, a abundância e a entrega total à vida estão representadas na figura dessa matriarca. Com ela aprendemos a cuidar de nós mesmos, assim como a confiar plenamente no fluxo do Universo. Sua energia está presente no caos perfeitamente ordenado da natureza.

Arcano VIII - Força
Nesta carta temos uma mulher fazendo carinho num leão, que retribui o gesto lambendo-lhe a mão. O leão corresponde ao lado primitivo e feroz da psique, nossos instintos; já a mulher representa nossa força de vontade, a capacidade de sermos gentilmente mais fortes do que nós mesmos. Com esse encontro, a Força simboliza o momento em que conseguimos dizer não mesmo quando todo nosso corpo parece querer gritar sim, acolhendo a nós mesmos com amorosidade.

Arcano XI - Justiça
Apesar de andrógina, o arcano é uma mulher com a figura austera que estampa a carta da Justiça. Ela faz referência às deusas gregas Têmis e Dice e à romana Justitia. Sua balança mensura o peso de nossas ações e escolhas, enquanto sua espada elimina tudo aquilo que não tem mais lugar em nossas vidas. Sua presença pode ser sentida sempre que escolhemos olhar para uma questão de maneira mais clara e objetiva, tentando não nos deixar influenciar pelos nossos sentimentos.

Arcano XVII - A Estrela
Este Arcano traz uma mulher nua debaixo de um céu estrelado; das ânforas em suas mãos ela despeja água num lago e na terra, realimentando o ciclo de fertilidade da natureza. A Estrela nos diz que é fácil esquecer quem somos se olhamos para cima e nos sentimos pequenos e distantes; mas que quando nossos olhos se reconhecem em seu brilho, nós voltamos a nos entender como parte importante do funcionamento do Universo - e voltamos a confiar no futuro.

Arcano XXI - O Mundo
O último dos Arcanos Maiores traz em seu centro a Anima Mundi, ou ‘Alma do Mundo’, a essência divina que os alquimistas acreditavam permear a natureza e gerar toda vida. Praticamente nua, ela dança dentro de uma coroa que parece não ter começo nem fim; nos cantos da carta estão a efígie dos quatro evangelistas, que também representam os quatro elementos. O Mundo simboliza o momento em que fazemos a síntese interna dos aprendizados de um processo e conseguimos, finalmente, encerrar mais um ciclo. Voltamos a nos sentir inteiros e unos com o nosso meio. Esse sentimento nos traz a confiança de que tudo fica bem, no final, e que sempre teremos força para recomeçar.”

A importância de harmonizar a energia feminina e masculina em cada indivíduo é que gera o equilíbrio e o respeito a caminho do êxito pleno em todas as dimensões, seja quais forem os instrumentos usados no percurso da sua caminhada. Mas essa harmonia nem sempre é comum e fácil de ser equilibrada e respeitada.

Assim, finalizo com a frase de um Grande Amigo Pessoal, Luciano Markus Goes: “Amo as mulheres, principalmente as que tem personalidade forte, como as que estão na minha vida. As mulheres são cem por cento o centro da humanidade, pois até para nascer, os homens dependem dela.”

Milhões de beijos iluminados,

Profissionais colaboradores deste artigo (muito agradecida pela prontidão e carinho):

Ronaldo Patrício - Tarólogo e Jornalista
. Atende presencialmente e online pelo telefone (WhatsApp): (81) 9.9503.6966 - E-mail: [email protected].

Mayra Melo - Terapeuta floral, Taróloga e Reikiana - Local: Vidya Terapias Complementares - Av. Dantas Barreto, 324, 7o. andar, Dantas Barreto, Recife-PE. Contatos: (81) 99999-5826 – E-mail: [email protected] – Instagram/Facebook: @luaesoltarot.

* Mariomar Teixeira -
Numeróloga & Consultora: de Feng Shui, de 4 Pilares e de Zi Wei Dou Shu. Contatos: (81) 99807.4568 - Tim e WhatsApp /(81) 99100.9617 (Claro) – E-mail: [email protected].

Formada em Secretariado na UFPE com mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na UFRPE. Filha, esposa e mãe. Ama ler, estudar, tricotar e cozinhar. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. Em 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com as colunas: Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997.

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Participante do Big Brother Argentina recebe diagnóstico de leucemia dentro do programa
CÂNCER

Participante do Big Brother Argentina recebe diagnóstico de leucemia dentro do programa

Orquestra Sinfônica do Recife celebra povos de língua alemã
INSTRUMENTAL

Orquestra Sinfônica do Recife celebra povos de língua alemã

Newsletter