Logo Folha de Pernambuco

Irã

Apoiadores do Irã invadem estúdios de canal saudita no Iraque

Após a meia-noite de sábado, entre 400 e 500 homens atacaram os estúdios do grupo de radiodifusão

Irã Irã  - Foto: AFP

Apoiadores de facções armadas pró-Irã no Iraque invadiram e saquearam os escritórios de uma rede de televisão saudita na capital Bagdá, informou neste sábado uma fonte de segurança iraquiana, após a divulgação de uma reportagem que descrevia os comandantes favoráveis ao Teerã como "terroristas".

Após a meia-noite de sábado, entre 400 e 500 homens atacaram os estúdios do grupo de radiodifusão saudita MBC.

"Eles saquearam equipamentos eletrônicos, computadores e incendiaram parte do prédio", disse à AFP um funcionário do Ministério do Interior do Iraque, sob condição de anonimato.
 

Ele acrescentou que os bombeiros extinguiram as chamas e a polícia dispersou os manifestantes, embora nenhuma prisão tenha sido relatada imediatamente.

"As forças de segurança permanecem posicionadas perto do edifício", acrescentou.

No Telegram, o canal Sabreen News, próximo de facções pró-Irã, transmitiu vídeos de manifestantes agitando bandeiras destes grupos armados.

O incidente ocorreu em um contexto regional complicado, alimentado pela guerra entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas na Faixa de Gaza, e também pelas operações militares do Exército israelense contra o Hezbollah no Líbano.

Trechos da reportagem veiculada pelo programa semanal "MBC fi Osbou'" circularam nas redes sociais do Iraque, provocando a ira de alguns internautas.

A reportagem foca no "terrorismo" e menciona vários grupos de diferentes países, incluindo os nomes de Osama bin Laden e de outros líderes da Al Qaeda.

Também foram citados comandantes pró-Irã e do "Eixo da Resistência" liderado por Teerã, que inclui o Hamas, o Hezbollah e facções armadas iraquianas.

Neste tenso contexto regional, o governo iraquiano, de maioria pró-Irã, intensifica seus esforços diplomáticos para manter o país fora do conflito.

Veja também

Trump pede que drones misteriosos sejam derrubados após dias sobrevoando os EUA
ESTADOS UNIDOS

Trump pede que drones misteriosos sejam derrubados após dias sobrevoando os EUA

Naufrágio na Grécia deixa pelo menos cinco mortos e dezenas de desaparecidos
Ilha de Creta

Naufrágio na Grécia deixa pelo menos cinco mortos e dezenas de desaparecidos

Newsletter