Sex, 19 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Literatura infantil

Escritor Luciano Pontes lança "Uma andorinha só", no Recife, no sábado (5)

Na contramão do ditado popular, livro faz releitura de publicação de 2017, mexendo no texto e nas ilustrações

Capa do livro que será lançado sábado na Livraria Jardim, no sábado, 5 de julhoCapa do livro que será lançado sábado na Livraria Jardim, no sábado, 5 de julho - Foto: Divulgação

Na contramão do ditado popular que diz "uma andorinha só não faz verão", o escritor Luciano Pontes volta de São Paulo, onde está há um ano e três meses, para reapresentar "Uma andorinha só".

O livro, especialmente destinado às crianças, será lançado no próximo sábado (5), na Livraria Jardim, Centro do Recife. A partir das 10h, a leitura das 40 paginas vai mostrar "Uma andorinha só" mudando o mundo.

Em um texto poético, nas palavras e nas imagens, traçadas por ele mesmo,  Luciano Pontes revela um pássaro sozinho transformando a terra quente, seca e vazia em um jardim cheio de vida. O recado é claro: por menor que seja nossa atitude, ela sempre será importante para mudar o mundo.

Alterações

E não é de hoje que o escritor diz isso. A publicação, editada pela primeira vez em 2017, foi revisitada. Houve alteração no projeto gráfico, no texto e principalmente nas ilustrações, feitas agora com carimbos artesanais, tinta guache e a técnica de impressão isonogravura (impressão com isopor).

"Cada obra é uma possibilidade de conexão com um leitor que já conhece meu trabalho e com o que não me conhece. O título, a capa, o tema … tudo pode aproximar. Ao mesmo tempo é uma expressão genuína de uma poética em minhas pesquisas como artista da palavra e da imagem", narra Luciano Pontes.

Nova parceria

Lá em 2017, a produção foi abraçada pela Editora Comunique que agora se chama Timbó. "Mas uma parceria nova surgiu com a Editora Piu. E ela acolheu minhas inquietações artísticas"  conta Luciano Pontes, que é também designer, ator, contador de histórias e para quem a quantidade de publicações literárias representa uma necessidade de diálogos com as diversas infâncias. 

"Estamos cercados de estímulos. Ao mesmo tempo existe por traz uma economia criativa e produtiva com surgimento de pequenas editoras que buscam driblar conceitualmente com livros e autores novos. Isso tem sempre duas faces. Mas revela a importância de melhores escolhas de literatura para as  infâncias", avalia.

"Uma andorinha só" não é filho único. Luciano Pontes tem outras obras por algumas editoras como Melhoramentos, FTD, Paulinas. E alguns projetos independentes e publicações por instituições como o Sesc Alagoas e a Doutores da Alegria.


Serviço 

O que: lançamento do livro infantil "Uma andorinha só"

Quando: sábado, dia 5 de julho, a parti das 10h

Onde: Livraria Jardim: Rua Manoel Borba, 292 - Boa Vista, Centro do Recife

Valor: R$ 59,90

Veja também

Newsletter