Maciel Melo recebe título de Doutor Honoris Causa da UFPE nesta quinta (18)
Cantor e compositor natural de Iguaci, no Sertão do Pajeú, tem carreira marcada pela valorização da cultura nordestina e difusão das tradições sertanejas
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) concederá o título de Doutor Honoris Causa ao artista pernambucano Maciel de Melo Santos, na próxima quinta-feira (18), às 16h, no no hall do Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento da UFPE, no Campus Joaquim Amazonas, no Recife.
Conhecido por sua atuação como cantor, compositor e escritor, Maciel Melo construiu uma carreira marcada pela valorização da cultura nordestina e difusão das tradições sertanejas. A proposta de outorga do Doutor Honoris Causa foi feita pelo Gabinete do Reitor e aprovada em sessão ordinária do Conselho Universitário, realizada em 1º de dezembro.
Leia também
• "Bela África": Spok lança single que inaugura nova fase e anuncia álbum solo previsto para 2026
• Rodrigo Santoro abre álbum de viagem com declaração à esposa; veja os momentos
• "Frevo Macuca": Henrique Albino e Boi da Macuca lançam álbum de frevo com artistas convidados
Sobre o artista
Natural de Iguaraci, no Sertão do Pajeú pernambucano, Maciel Melo é autor de mais de 20 álbuns e inúmeras composições consagradas na voz de artistas como Elba Ramalho, Dominguinhos, Fagner, Xangai, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho, entre outros.
Com a canção “Caboclo sonhador”, interpretada pelo cantor Flávio José, tornou-se referência do forró contemporâneo fiel a sua matriz tradicional. Muitas das suas músicas também foram incluídas em trilhas sonoras de novelas e filmes.
Em 1991, Maciel ficou em segundo lugar na categoria Traditional Folk do Grammy. O artista também se destaca como autor de obras literárias de crônica, memória e poesia, na atuação em televisão e cinema e na participação em projetos culturais.
*Com informações da assessoria.

