Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Pernambuco

Número de Patrimônios Vivos do Estado em 2022 pode passar de seis para dez

Anúncio foi feito pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, nesta terça-feira (17), Dia Nacional do Patrimônio

Maracatu Leão Floresta, de VicênciaMaracatu Leão Floresta, de Vicência - Foto: Festival Consciência Negra/Divulgação

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou nesta terça-feira (17), em pronunciamento durante diplomação dos Patrimônios Vivos de 2021, o aumento para 2022 no número de eleitos para ganhar a honraria. No próximo ano, passará de seis para dez as bolsas que serão concedidas.

A proposta de projeto de lei vai ser encaminhada à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), além do que, o governador também anunciou que reiterou junto ao Iphan a importância da defesa do Maracatu Nação na lista representativa do Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco.

 

Os anúncios foram feitos no Dia Nacional do Patrimônio, celebrado hoje e durante a 14ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, realizada pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Na ocasião também ocorreu a premiação dos vencedores da 6ª Edição do Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco.

Para Gilberto Freyre Neto, secretário Estadual de Cultura, a ampliação do número de bolsas anuais do Patrimônio Vivo e a defesa do Maracatu Nação, leva Pernambuco a se destacar como um dos estados que mais reverencia as boas práticas na preservação do patrimônio cultural.

Veja também

Newsletter