Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Museu

Oficina Francisco Brennand celebra aniversário do artista com gratuidade, quarta (11)

Programação de junho do museu também traz abertura de exposição e nova edição do "Ocupa Oficina" com pocket show da cantora Poli no sábado (14)

A Oficina Francisco Brennand abrirá suas portas com entrada gratuita ao público das 9h às 17h, nesta quarta (11)A Oficina Francisco Brennand abrirá suas portas com entrada gratuita ao público das 9h às 17h, nesta quarta (11) - Foto: Divulgação/Oficina Francisco Brennand

A Oficina Francisco Brennand abrirá suas portas com entrada gratuita ao público durante todo o funcionamento do museu-ateliê, das 9h às 17h, nesta quarta-feira (11), dia em que seu fundador Francisco Brennand completaria 98 anos.

Ao longo do dia, o espaço oferecerá uma programação especial que incluirá visitas mediadas, abertura da exposição "A Grande Boca" e apresentação musical, promovendo uma imersão na vida e obra do artista.
 

Sobre Francisco Brennand
Reconhecido como um dos maiores nomes da arte brasileira do século 20, Francisco Brennand criou um universo imagético singular, no qual arquitetura, cerâmica e simbolismo se entrelaçam.

Sua obra está profundamente conectada à paisagem da Várzea, no Recife, onde funciona a Oficina que abriga hoje mais de 2.300 obras distribuídas em espaços expositivos internos e jardins esculturais, num amplo conjunto arquitetônico e artístico.

Programação
A programação especial do dia 11 de junho na Oficina Francisco Brennand contempla uma série de atividades culturais que aprofundam a relação entre arte, memória e educação.

Pela manhã, às 10h, será realizada a primeira visita mediada pelo “Núcleo Saturno”, com a curadora Rita Vênus, com vagas limitadas para até 40 pessoas, proporcionando ao público um percurso guiado pela experimentação expográfica de obras produzidas por Francisco entre as décadas de 1970 e 2010, dedicado à genealogia do deus pagão Saturno.

Às 11h, a programação segue no Cineteatro Deborah Brennand com uma apresentação musical que reúne clarinete e piano, sob coordenação do professor e pianista Antônio Nigro, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O concerto integra a parceria entre a Oficina Francisco Brennand e a SuperCult da UFPE, reforçando o papel do espaço como lugar de formação sensível, troca de saberes e valorização das múltiplas linguagens artísticas.

Já às 15h, uma segunda visita mediada será oferecida, retomando o convite ao público para conhecer, com acompanhamento especializado, os jardins esculturais, salões e núcleos expositivos do museu.

Inauguração de "A Grande Boca"
Também no dia 11, a partir das 13h, a Oficina Francisco Brennand recebe em sua Olaria a nova exposição de Abiniel Nascimento, “A Grande Boca”, resultado do processo de pesquisa que a artista desenvolve desde 2022, no cruzamento entre arte, alimentação e espiritualidade.

A mostra é fruto de uma residência realizada no Espaço Box Preparação, com incentivo da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria de Cultura, Prefeitura do Recife e da Política Nacional Aldir Blanc, com apoio da Oficina Francisco Brennand, onde as peças de cerâmicas foram queimadas.

Sob acompanhamento curatorial de Ariana Nuala, a pesquisa encontrou na cerâmica seu ponto de virada: é por meio da argila e do gesto que “A Grande Boca” ganha forma e se inscreve na matéria com olhos e mãos atentos.

"A pesquisa já se desdobrou em algumas ações, em experimentos, mas é nesse momento que ela começa a ganhar um corpo imprescindível para sua existência: o corpo cerâmico. Este, o corpo agenciador das relações anunciadas na pesquisa", afirma Abiniel.

A individual integra o espaço expositivo da Oficina até 15 de julho, aberta à visitação de quinta a domingo. 

Ocupa Oficina

No próximo sábado (14/6), o museu-ateliê entra no ciclo junino com nova edição do Ocupa Oficina, iniciativa que convida o público a vivenciar a força da cultura popular por meio do corpo, da música e da tradição.

Com início às 14h, a atividade será comandada pela cantora Poli com o tema "A Voz do Corpo na Brincadeira do Coco de Roda", promovendo uma vivência em forró e samba de coco, voltada para participantes inscritos previamente, que terão a oportunidade de mergulhar em práticas corporais ancestrais, marcadas pelo ritmo, pela coletividade e pelo movimento.

As inscrições para a vivência estão disponíveis na bio do perfil @oficinafranciscobrennand no Instagram.

Em seguida, Poli sobe novamente ao palco do Cineteatro Deborah Brennand, acompanhada pelos músicos Petson Gomes e Lucas Abreu, onde fará um pocket show aberto aos visitantes do museu.

A artista popular da Várzea recentemente lançou seu EP “Da Raíz ao Canto”. No repertório, a cantora transita por expressões musicais como o forró, a capoeira e o coco, construindo uma narrativa sonora que honra sua vivência e trajetória.

Agendamento de visitas mediadas
Buscando ampliar as percepções do universo de cerâmica criado pelo artista Francisco Brennand, a equipe de Educação e Pesquisa do museu-ateliê oferece ao longo do ano um programa de visitas mediadas no museu, destinado a grupos escolares e não escolares.

O agendamento é feito gratuitamente, mas os ingressos para o museu são pagos. Para turmas a partir de 15 e até 42 pessoas, as visitas mediadas ocorrem às quartas e sextas-feiras, às 9h30 e às 14h30, e aos sábados, às 14h30.

As inscrições para o mês de junho já estão abertas e podem ser realizadas no Instagram do museu (@oficinafranciscobrennand) ou diretamente com o setor de agendamento, via e-mail ([email protected]).

SERVIÇO:
11/6 - Aniversário de Francisco Brennand 
Entrada gratuita
Visitas mediadas às 11h e às 15h
Capacidade: 40 pessoas
Duração: 1 hora

Apresentação Musical - Duo de Clarinete e Piano 
Cineteatro Deborah Brennand, às 11h

Abertura da Exposição A Grande Boca - às 13h
Olaria

14/6 - Ocupa Oficina
A voz do Corpo na Brincadeira do Coco de Roda + Pocket Show com Poli
A partir das 14h

Link para inscrição

Veja também

Newsletter