Reggae mostra sua força em shows no Recife Antigo
Série de shows de reggae acontecem nesta semana no Cais da Alfândega, indo da cantora Siba Carvalho à banda alagoana Vibrações. Manga Rosa, Favela Reggae e Eric Gambinio também vão se apresentar
Com suas letras que pregam o amor, a justiça social e o combate à violência, o reggae mostra sua força nas prévias carnavalescas que ocorrem esta semana no Bairro do Recife, em palco montado no Cais da Alfândega.
Na próxima sexta-feira (22), será a estreia de Siba Carvalho no festival Pré-AMP, promovido pela Articulação Musical Pernambucana (AMP), em parceria com a Prefeitura do Recife. "É minha primeira apresentação autoral num grande festival", comemora a cantora, que já foi vocalista da banda de reggae Sempre Zen e atualmente também é a voz à frente da Dona Baga, de Olinda.
Leia também:
Reggae entra para lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade
Pré Amp divulga bandas selecionadas para edição 2019 do festival
Ingressos para o show de Gilberto Gil começam a ser vendidos
Com 24 anos de idade e cinco de carreira, Siba tem um estilo próprio que mescla reggae, música percussiva regional e hip hop, com muito dub e trap. Nesta apresentação, ela sobe ao palco com o DJ Bobe, que vai realizar efeitos sobre uma base eletrônica prévia. Mas ela conta que já está formando sua banda, com a qual deve realizar um trabalho acústico cujos resultados poderão ser conferidos a partir do meio do ano.
"Faço um trabalho musical com foco na área social, principalmente na questão indígena", afirma Siba, que estuda turismo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e diz ter antepassados índios, embora não tenha certeza sobre a etnia. Uma das suas músicas, "Direito Oficial", mostra a luta do povo Pankararu em Pernambuco. Outros temas presentes são as lutas LGBTQ+, o feminismo e a questão ambiental.
Siba se define como "um canal do universo" e diz que grande parte de suas composições tem origem em sonhos e transes. "Sou médium, e muitas vezes o processo de criação se dá por meio de psicografia", descreve.
Pré no Reggae
Na quinta-feira (21), um dia antes do Pré-AMP, o festival Pré No Reggae realiza sua décima edição. "É um dos maiores festivais gratuitos brasileiros voltados para esse estilo musical", aponta Dirceu Melo, que além de organizador do evento é também músico de uma das bandas que vão se apresentar, a Manga Rosa (que vai trazer um repertório onde predominam os hits de Edson Gomes, o rei do reggae no Brasil).
Dirceu conta que neste ano, por conta de um esquema de rodízio proposto pela Prefeitura do Recife entre os festivais que compõem as prévias carnavalescas, o Pré No Reggae vai ocorrer na quinta-feira, e por isso começará bem cedo, indo das 18h à meia-noite. Além da Manga Rosa e da Favela Reggae, que já tem 26 anos de estrada, as atrações da noite serão o cantor Eric Gabinio e a banda alagoana Vibrações.
Conhecida do grande público após ter participado em 2015 do programa musical "Superstar", da Rede Globo, a Vibrações deve arrastar uma multidão para o Cais da Alfândega, onde tradicionalmente são realizadas as apresentações. Ainda há outros nomes que devem participar do evento, mas que não foram confirmados até o momento.




