Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Tecnologia

Acqio recebe aporte de R$ 50 milhões da XP Investimentos

Aporte será no formato de operação mezanino e terá como destino atrair novos clientes, recrutar novos franqueados e o lançamento de novos produtos e serviços

Carteira digital deve ser um dos próximos produtos da empresaCarteira digital deve ser um dos próximos produtos da empresa - Foto: Facebook/Acqio

A Acqio (a “Companhia”), primeira fintech do Porto Digital, recebeu um aporte de R$ 50 milhões da XP Investimentos. A captação foi feita por meio do fundo XP Asset Management, no formato de operação mezanino, buscando fomentar a geração de valor para a empresa. O investimento tem o objetivo de ampliar as operações da Acqio, e oferecer novos produtos e serviços financeiros a pequenos e médios empreendedores além de estabelecimentos comerciais, além de contribuir com o interesse da empresa em atender grandes clientes. 

A Companhia é uma fintech que atua no setor de meios de pagamentos como adquirente, e oferece soluções para clientes do varejo dos mais diversos portes e segmentos. A empresa está presente em mais de 2,5 mil municípios e se transformou no último ano na 15ª adquirente do país.
 
Segundo o CEO da Acqio, Felipe Valença, a parceria pode gerar mais parcerias com a marca, contribuindo ainda com uma parceria mais forte com a XP, uma das maiores empresas financeiras do País. “Pela nossa origem, empresa pernambucana, somos do Porto Digital, isso mostra uma tendência do parque, de colocar empresas em exposição nacional. Passamos por um teste de fogo, captando recursos com investidores de primeira linha, não é fácil. A ideia é continuar expandindo. Esse selo deixa a gente ainda mais confiante, com recurso para expandir”, disse o CEO.
 
A fintech oferece produtos como máquina de cartão, acesso a crédito, link de pagamentos via aplicativos de texto, sistemas de pagamentos integrados aos ERPs (sistemas de gestão comercial) e outros diversos serviços de adquirência.


Um lançamento próximo da empresa, deve ser uma carteira digital, oferecendo serviços financeiros e pagamentos para e-commerce, como aponta Felipe Valença. “O produto já está no ar, em piloto tanto para pessoa física ou jurídica. Vai vir com cartão pré-pago da Visa, é uma outra agenda que a empresa cria. A empresa se prepara para abraçar as demandas dos clientes, abrindo inclusive capital de giro para os que tenham interesse”, destaca Valença.
 
De acordo com o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, a chegada da XP representa uma consolidação que Recife está apresentando no cenário nacional. “A Acqio é a principal fintech nossa, é a segunda maior empresa do parque tecnológico, já é uma realidade. A chegada da XP como investidora dela é um passo, que já mostra o potencial que tem no mercado nacional, ainda como investidora, colocando fundo, mas chegando com relevância grande. Mostra a consolidação que estamos”, afirmou.
 
A transação financeira junto à XP Asset, foi feita por intermédio da Siguler Guff, gestora do fundo que é o acionista majoritário da Acqio. Segundo o Managing Director da Siguler Guff & Company (“Siguler Guff”) na América Latina e head do escritório no Brasil, Cesar Collier, agora mais clientes que não tem oportunidades com grandes bancos podem ser beneficiados. “A Acqio e a XP possuem muito em comum pois ambas carregam no seu DNA o propósito de atender com qualidade clientes até então subatendidos pelas grandes adquirentes e bancos”, aponta Cesar.  

Veja também

Newsletter