ASA discute reciclagem de resíduos e economia colaborativa
A Fiepe vai receber o evento que tem entrada gratuita ao público. industrial do óleo de cozinha um processo mais limpo
Reintegração e reaproveitamento de resíduos em escada industrial em foco no Recife. A pernambucana ASA Indústria e Comércio tirou a sustentabilidade do papel e apresenta ao público, esta quarta-feira (29), o resultado de dois anos de projeto. O evento começa às 18h30 na Fiepe, intitulado “Economia Colaborativa – como tornar possível resíduo zero”. A entrada é franca.
Quem encabeça a apresentação é a gerente de responsabilidade socioambiental da ASA Flávia Moura, que liderou a equipe do programa Mundo Limpo Vida Melhor. Tudo começou 10 anos atrás, quando, por uma dificuldade financeira, a empresa se viu obrigada a buscar alternativas produtivas. O óleo de cozinha foi incorporado ao processo produtivo do sabão amarelo, mas Flávia uniu forças com pesquisadores e universidades para tornar mais limpa a transformação do óleo.
Leia também:
RenovaBio é incentivo aos biocombustíveis e à sustentabilidade, diz Petrobras
Estudo de processo de reciclagem em células rende Nobel a japonês
Entre os resíduos gerados estão o pó de serra, as garrafas pet, a terra de clarificação e o efluente gerado da lavagem dos coletores onde o óleo é transportado. Cada um deles ganhou nova função econômica no último biênio. Em uma década, o Mundo Limpo já reciclou 6,5 milhões de litros do resíduo em Pernambuco, ajudando a preservar cerca de 130 bilhões de litros de água. Para participar do evento, é necessária inscrição prévia pelo e-mail [email protected].

