Associação de pneus se reúne com governo e diz que tarifa dos EUA pode impactar 35% das exportações
Só em 2024 a indústria exportou 9,5 milhões de pneus sendo o país norte-americano o principal destino de exportação
A Associação Nacional da Indústria (ANIP) se reuniu nesta quinta-feira com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, para discutir os impactos da tarifa de 50% imposta pelo governo dos Estados Unidos a produtos brasileiros.
O mercado norte-americano corresponde a 35,3% (1,9 milhão de unidades) das vendas do setor para o exterior.
De acordo com a associação, só em 2024 a indústria exportou 9,5 milhões de pneus sendo o país norte-americano o principal destino de exportação, com 2,6 milhões de unidades vendidas. Já neste ano, de janeiro a junho, 5,5 milhões (22%) de unidades foram exportadas.
— A tarifa de 50% imposta pelo governo Trump traz grande preocupação para o setor. Vamos procurar todos os interlocutores chave envolvidos nesse tema para fortalecer as iniciativas de diálogo com o governo norte-americano — afirma Rodrigo Navarro, presidente da ANIP.
Leia também
• Lula diz que Brasil busca diálogo sobre tarifaço, mas não aceitará imposições de Trump
• Com ex-ministros de Bolsonaro, Senado anuncia grupo que vai aos EUA tentar acordo contra tarifaço
• Haddad diz que EUA deveriam estar copiando o Pix e defende força-tarefa para negociar tarifaço
Navarro ainda destacou que o setor tem atuado em três eixos, na tentativa de enfrentar os desafios, são eles: acesso a mercado, meio ambiente e conformidade técnica.
A ANIP também esteve reunida com os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Os estados são os maiores exportadores de pneus do país, Até junho deste ano, o índice de exportação em São Paulo foi de 52,7% e na Bahia 21,9%.

