Economia

Atividade econômica cresce 1,04% em 2017

Valor aproxima-se à projeção do governo para 2017, divulgada em dezembro do ano passado, de 1,1%

Melhoria no mercado de trabalho para próximos anos é aposta para crescimento econômico Melhoria no mercado de trabalho para próximos anos é aposta para crescimento econômico  - Foto: Arquivo/Agência Brasil

O nível de atividade econômica no país registrou crescimento de 1,04% em 2017, em comparação com 2016, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado nesta segunda-feira (19) pelo Banco Central (BC).

O indicador foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. Mas o indicador oficial é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia também:
Atividade econômica cresce 0,29% em outubro e 0,75% nos 10 meses do ano
Entraves rodoviários atrasam a atividade econômica


O valor aproxima-se à projeção do governo para 2017, divulgada em dezembro do ano passado, de 1,1%. A expectativa do mercado financeiro, de acordo com o boletim Focus, do BC, é de 1%.

Em dezembro, o nível de atividade econômica no país continuou a registrar crescimento, de 1,41% em relação a novembro. Esse foi o quarto mês seguido de alta do indicador. O crescimento mensal refere-se ao IBC-Br dessazonalizado, ou seja, ajustado para o período.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o Banco Central a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice inclui informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

Veja também

Copom não se guia por precificações de mercado para Selic, diz Campos Neto
BANCO CENTRAL

Copom não se guia por precificações de mercado para Selic, diz Campos Neto

País tem taxa de informalidade de 38,7% no trimestre até fevereiro, aponta IBGE
ECONOMIA

País tem taxa de informalidade de 38,7% no trimestre até fevereiro, aponta IBGE

Newsletter