Cartão VEM para desempregado no Recife
Prefeitura do Recife lançou VEM Meu Emprego
O trabalhador que for às agências do trabalho do Recife dá entrada no seguro-desemprego, a partir da próxima segunda-feira (23), pode sair de lá com um cartão Vem carregado com 20 passagens e dez currículos impressos.
A iniciativa faz parte do projeto Vem Meu Emprego, lançado ontem, no Compaz Alta Terezinha, pela Prefeitura do Recife. A ação visa contemplar quem está há no máximo 30 dias fora do mercado de trabalho formal. Com o projeto, que integra as ações do programa Chegando Junto, lançado em abril passado, a prefeitura estima beneficiar 1 mil pessoas, o que totaliza um aporte de R$ 69 mil por mês apenas com as passagens.
“Quem não está com a carteira assinada, está desempregado, não tem o vale-transporte e muitas vezes chega a Agência do Trabalho para intermediação do emprego e não tem passagem para fazer entrevistas. Com essas 20 passagens, esse trabalhador poderá garantir pelo menos dez entrevistas”, conta o prefeito do Recife, Geraldo Júlio.
Leia também:
Alta real do salário mínimo hoje pode gerar desemprego, diz Guedes
BNDES promete 3,6 mi empregos em projetos financiados até 2022
De acordo com Antônio Júnior, secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, para acessar o benefício é preciso ter mais de 18 anos, provar que mora no Recife e através de carteira profissional ou termo de rescisão contratual, que perdeu o emprego a menos de 30 dias. Além dessas exigências, apenas trabalhadores que ganhavam até dois salários mínimos e estavam empregados há no mínimo seis meses poderão ter acesso ao benefício, que é limitado à uma única vez . "Vale destacar que o interessado precisa se dirigir a uma das duas Agências de Emprego da Prefeitura do Recife, no Bairro do Recife ou Casa Amarela", ressalta o secretário.
Presente no momento, o vereador e presidente da Força Sindical, Rinaldo Júnior, vibrou com a iniciativa da prefeitura em realizar um projeto idealizado por ele. “Há dois anos, tentei propor um projeto de minha autoria para que o trabalhador ao dá entrada no seguro-desemprego tivesse acesso à passagem de ônibus gratuita para procurar emprego. Na época, infelizmente, a matéria não tramitou na casa, por isso essa notícia é recebida por mim com muita alegria e fiz questão de comparecer a esse anúncio, aqui no Compaz", revela o vereador.
Gustavo Valfrido presidente da União Geral dos Trabalhadores de Pernambuco, também falou sobre a ação. “O que vemos hoje é muito trabalhador desempregado, sem ter condições de sair de casa para procurar emprego. E essa oportunidade que a Prefeitura está apresentando, dando as condições para que a pessoa possa ter um currículo bem organizado e já ser encaminhado da própria agência do trabalho e com passagem, acho fundamental. Esta é uma ação acertada do prefeito Geraldo Julio”, avaliou.
Chegando Junto
É o programa implantado com o objetivo de reduzir a pobreza e a desigualdade social. A iniciativa promove diversas ações divididas entre as áreas de assistência à população e apoio à geração de renda.

