Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
BRASIL

China suspende compra de frango brasileiro por 60 dias após caso de gripe aviária em granja do RS

Informação foi dada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro

Carlos FávaroCarlos Fávaro - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, informou nesta sexta-feira (16) que a China vai suspender a compra da carne brasileira pelos próximos 60 dias, após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil.

— A partir de hoje, pelos próximos 60 dias, a China não estará mais comprando carne de frango brasileira — disse o ministro em entrevista à TV Centro América nesta sexta.

A declaração acontece após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), popularmente chamado de gripe aviária, em matrizeiro de galinhas.

O caso ocorreu em um granja no estado do Rio Grande do Sul, no município de Montenegro. Esse é o primeiro foco de gripe aviária detectado em sistema de avicultura comercial no Brasil.

Desde 2006, ocorre a circulação do vírus, principalmente na Ásia, África e no norte da Europa.

"O Mapa alerta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo", diz a nota do ministério.

Veja também

Newsletter