China suspende compra de frango brasileiro por 60 dias após caso de gripe aviária em granja do RS
Informação foi dada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, informou nesta sexta-feira (16) que a China vai suspender a compra da carne brasileira pelos próximos 60 dias, após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil.
— A partir de hoje, pelos próximos 60 dias, a China não estará mais comprando carne de frango brasileira — disse o ministro em entrevista à TV Centro América nesta sexta.
A declaração acontece após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), popularmente chamado de gripe aviária, em matrizeiro de galinhas.
Leia também
• Brasil tem primeiro foco de gripe aviária em granja comercial, diz ministério
• China deve investir R$ 5 bilhões na infraestrutura portuária brasileira, afirma Silvio Costa Filho
• Empresas chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil
O caso ocorreu em um granja no estado do Rio Grande do Sul, no município de Montenegro. Esse é o primeiro foco de gripe aviária detectado em sistema de avicultura comercial no Brasil.
Desde 2006, ocorre a circulação do vírus, principalmente na Ásia, África e no norte da Europa.
"O Mapa alerta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo", diz a nota do ministério.

