Decreto cria o Desenrola Rural para renegociar dívidas da agricultura familiar
O propósito do programa é o de facilitar o acesso a novos financiamentos e a liquidação ou a renegociação das dívidas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou decreto que cria o Programa de Regularização de Dívidas e Facilitação de Acesso ao Crédito Rural da Agricultura Familiar, o Desenrola Rural.
De acordo com o texto, publicado no Diário Oficial da União (DOU), o objetivo é promover medidas que facilitem o acesso a novos financiamentos e facilitar a liquidação ou a renegociação das dívidas dos agricultores familiares e das cooperativas da agricultura familiar.
Leia também
• Imagem de Janja piora e 58% dos brasileiros têm visão negativa da primeira-dama
• Paulinho da Força diz que governo Lula é frágil até no Nordeste; entenda
• Compaz Eduardo Campos oferece atendimento e vacinação veterinários gratuitos nesta quinta (13)
"As instituições financeiras autorizadas a operar crédito rural pelo Banco Central do Brasil, no âmbito do Desenrola Rural, conforme suas próprias políticas de crédito e cobrança, poderão conceder descontos para liquidação ou renegociação de operações de crédito contabilizadas em prejuízo ou em atraso há mais de cento e oitenta dias na data de publicação deste Decreto, desde que contratadas por beneficiários do Pronaf, das cooperativas da agricultura familiar, do PNCF, do PNRA, ou por indígenas e quilombolas", diz o decreto. "Os custos decorrentes são de exclusiva responsabilidade das instituições financeiras concedentes", completa o texto.
Clique aqui para ler o texto na íntegra.

