Desempenho de promotores no ponto de venda é essencial para atingir metas
Algumas ações incentivam o comprometimento dos promotores de venda e, consequentemente, melhoram o desempenho desses profissionais em campo
Campanhas milionárias podem ser perdidas sem o comprometimento dos promotores de vendas. Veja algumas dicas para garantir o bom desempenho das equipes.
Os promotores de vendas são o principal elo entre a estratégia de trade marketing e o Ponto de Venda (PDV). Sem o comprometimento destes profissionais, campanhas milionárias podem não trazer o resultado esperado. Os produtos precisam estar bem posicionados na gôndola, na categoria correta, em pontos extras, precificados adequadamente e com a devida sinalização para que o shopper os veja e decida levar.
Leia também:
Perspectivas econômicas em debate em colóquio no Recife
Brasil e Emirados Árabes firmam acordo nas áreas de economia e turismo
Economia brasileira deve crescer 1,9% este ano, prevê OCDE
O promotor é peça chave para alcançar as metas de venda, já que é dele a responsabilidade de executar as estratégias traçadas no backoffice. Vale a pena estar antenado com o que pode ser feito para contribuir com o bom desempenho dos promotores de venda.
Ações para melhoria do desempenho da equipe
Algumas ações incentivam o comprometimento dos promotores de venda e, consequentemente, melhoram o desempenho desses profissionais em campo.
Treinamento
O bom trabalho dos promotores somente será possível se souberem o que devem fazer e como fazer. Por isso, investir constantemente em treinamentos é fundamental para formar uma equipe de alto desempenho. Avaliar os pontos frágeis na execução das tarefas é uma maneira de saber quais capacitações são estratégicas para aumentar produtividade e qualidade.
Comunicação
É preciso pensar em uma comunicação objetiva e instantânea para garantir o controle da equipe de campo e o apoio necessário para que as atividades sejam executadas de forma correta. Essa interlocução é crucial para sanar dúvidas pontuais dos promotores e acompanhar o andamento das suas atividades no PDV.
Roteirização eficiente
Longos deslocamentos, principalmente no trânsito de grandes centros urbanos, são exaustivos para qualquer pessoa - não é diferente com os promotores. Quando se garante uma roteirização que alinha a jornada do promotor de venda, analisando o trajeto que este faz de sua residência até o PDV, a empresa consegue organizar melhor as visitas e diminui os custos de movimentação e tempo de percurso.
Indicadores de desempenho
Os indicadores de performance de trade marketing podem ser utilizados para gerenciar as atividades dos promotores no PDV. Através do controle de dados, é possível acompanhar e orientar a atuação em campo, oferecendo feedbacks individuais e coletivos. Entre os indicadores podem estar os de visitação, monitoramento de estoque, ruptura da gôndola, precificação, execução de ações promocionais, coleta de dados da concorrência e qualquer informação relevante para o negócio.
App de trade marketing como aliado
Todo gestor de trade marketing reconhece que receber informações de maneira rápida e objetiva é fundamental para acompanhar e orientar os promotores na execução das atividades planejadas.
Com um app de trade, a equipe de campo envia os dados dos PDVs em tempo real para o pessoal do escritório, tornando processos mais rápidos, possibilitando à gestão antever demandas e mudar estratégias a partir de informações confiáveis e atualizados.
Combinar estratégias que incentivem pessoas e garantam planejamentos cada vez mais viáveis de serem executados é caminho certo para se obter resultados de venda. Tecnologias e simples ações de gestão podem ajudar a vencer esse desafio.

