Sex, 19 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Economia

Embraer fecha venda de até 90 'carros voadores' para empresas australianas

Encomendas serão entregues até 2026, preveem contratos firmados no Cingapura Airshow

Carro voador da Embraer Carro voador da Embraer  - Foto: Reprodução/Site

A Embraer anunciou dois novos contratos com empresas australianas que preveem a entrega de até 90 eVTOLs, aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical também chamadas de “carros voadores”, até 2026. As encomendas foram fechadas no Cingapura Airshow, evento sobre aviação que acontece no país nesta semana. Os valores das encomendas não foram relevados.

Um dos contratos prevê a entrega de até 50 eVTOls para Aviar e HeliSpirit, duas companhias do grupo Grupo HMC, que oferecem serviços especializados de fretamento, transporte público regular e turismo na Austrália. A parceria foi firmada com a Eve, braço da Embraer para o desenvolvimento da nova tecnologia.
 

“A tecnologia da Eve está alinhada com nosso modelo de negócios e com o desejo de estarmos na vanguarda das soluções neutras em carbono para a indústria da aviação. A pegada de baixo ruído da aeronave a torna particularmente adequada para operações em ambientes naturais sensíveis, incluindo parques nacionais e áreas tombadas pelo Patrimônio Mundial, bem como para deslocamentos urbanos”, disse Michael McConachy, diretor executivo da Aviar e da HeliSpirit em nota. 

O segundo contrato foi fechado com a Microflite, uma das principais operadoras de helicópteros da Austrália. Trata-se se uma encomenda de até 40 eVTOLs, que serão usados para apoiar a mobilidade urbana na Austrália. 

A Eve tem encomendas de mais de 700 unidades de carros elétricos voadores.

A Embraer também assinou encomenda de três novos jatos E175 para a American Airlines. As aeronaves serão operada pela subsidiária da American, a Envoy Air. Com previsão de conclusão das entregas este ano, a frota de E175 da Envoy irá ultrapassar cem unidades até o final de 2022.

O valor do contrato é de US$ 160,2 milhões, conforme preços atuais de lista, e será incluído na carteira de pedidos do quarto trimestre de 2021 da Embraer.

 “Essa aeronave cumpre um papel fundamental, ao proporcionar a conectividade diária essencial em todo o território dos Estados Unidos. O E175 é a espinha dorsal da malha regional americana, com mais de 600 aeronaves vendidas e uma participação de mercado de 86%, desde 2013”, disse em nota Mark Neely, vice-presidente de Vendas e Marketing das Américas da Embraer Aviação Comercial.

Veja também

Newsletter