Logo Folha de Pernambuco

DECLARAÇÃO

Gastos dos governos com seguridade social têm aumentado em todo mundo, diz Campos Neto

O presidente do BC destacou que isso vai aumentar a distância entre países ricos e em desenvolvimento

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos NetoO presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta segunda-feira, 21 que as despesas de governos com seguridade social têm aumentado no mundo todo, refletindo o envelhecimento da população. Por isso, ele argumentou, é necessário avançar em reformas que aumentem a produtividade.

"Nós seremos capazes de ser mais produtivos? O que vejo hoje é que não estamos nos tornando mais produtivos neste momento, mas há muitas novas tecnologias surgindo, e pode ser que isso ocorra", afirmou ele, durante um evento da 20-20 Investment Association, em São Paulo.

Respondendo a uma pergunta sobre como escapar da armadilha da renda média, o presidente do BC destacou que, partindo do princípio que qualquer aumento de produtividade virá da adoção de novas tecnologias, isso vai aumentar a distância entre países ricos e em desenvolvimento.

"A verdadeira pergunta é: seremos capazes de ser mais produtivos? Para isso, vamos precisar de reformas no lado da oferta", disse Campos Neto, reiterando que o Brasil aprovou algumas reformas desse tipo durante a pandemia, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, como com a aprovação da lei de liberdade econômica.

Veja também

Entidades do setor produtivo criticam aumento da Selic
Economia

Entidades do setor produtivo criticam aumento da Selic

Banco Central sobe juros: entenda em 5 pontos como a alta da Selic afeta a sua vida
JUROS

Banco Central sobe juros: entenda em 5 pontos como a alta da Selic afeta a sua vida

Newsletter