Logo Folha de Pernambuco

DECLARAÇÃO

Gastos dos governos com seguridade social têm aumentado em todo mundo, diz Campos Neto

O presidente do BC destacou que isso vai aumentar a distância entre países ricos e em desenvolvimento

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos NetoO presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta segunda-feira, 21 que as despesas de governos com seguridade social têm aumentado no mundo todo, refletindo o envelhecimento da população. Por isso, ele argumentou, é necessário avançar em reformas que aumentem a produtividade.

"Nós seremos capazes de ser mais produtivos? O que vejo hoje é que não estamos nos tornando mais produtivos neste momento, mas há muitas novas tecnologias surgindo, e pode ser que isso ocorra", afirmou ele, durante um evento da 20-20 Investment Association, em São Paulo.

Respondendo a uma pergunta sobre como escapar da armadilha da renda média, o presidente do BC destacou que, partindo do princípio que qualquer aumento de produtividade virá da adoção de novas tecnologias, isso vai aumentar a distância entre países ricos e em desenvolvimento.

"A verdadeira pergunta é: seremos capazes de ser mais produtivos? Para isso, vamos precisar de reformas no lado da oferta", disse Campos Neto, reiterando que o Brasil aprovou algumas reformas desse tipo durante a pandemia, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, como com a aprovação da lei de liberdade econômica.

Veja também

Pagamento de emendas será feito na forma do STF; seguiremos parecer da AGU, diz Haddad
Ministério da Fazenda

Pagamento de emendas será feito na forma do STF; seguiremos parecer da AGU, diz Haddad

Para Abrainc, decisão do Copom de elevar juro intensifica os desafios enfrentados pela economia
Taxa Selic

Para Abrainc, decisão do Copom de elevar juro intensifica os desafios enfrentados pela economia

Newsletter