Dom, 28 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
campanha

Marca de lâmina lança influenciadora virtual PPK da Claudia para falar de cuidados íntimos

Inspirada em Claudia Ohana, personagem causa polêmica

Gillette Venus lança influencer virtual: PPK da Claudia Gillette Venus lança influencer virtual: PPK da Claudia  - Foto: Reprodução

Com a multiplicação de embaixadoras digitais das marcas, até mesmo empresas que lidam com questões, digamos, mais íntimas dão um jeito de ter uma influenciadora virtual para chamar de sua. Depois da popstar Lu do Magalu, da “consultora” Nat da Natura, e da Moça do Leite Moça, agora, é a vez da Gillette Venus: a marca lançou a PPK da Claudia, personagem que reproduz a vulva e aparece, na maioria das peças nas redes, totalmente depilada.

Em três semanas, o perfil no Instagram da influenciadora já tem mais de 21 mil seguidores, que seguem dicas de cuidados com a região íntima e a cartilha passo a passo da depilação. É com a PPK da Claudia que a marca pretende apresentar ao público produtos como esfoliante para a área íntima e sabonete pré-depilatório. O desenvolvimento da campanha e a criação da personagem foram feitos por equipe majoritariamente composta por mulheres.

"Cerca de 85% da mulheres estão insatisfeitas com o resultado da depilação devido a coceira, irritação e “bolinhas” formadas após a remoção dos pelos, porém o assunto é muito pouco discutido. O objetivo é trazer de maneira leve e bem-humorada conteúdos relevantes sobre esse universo, voltados para o público adulto" diz a diretora de Marketing da Gillette Venus, Nicole Jardim.

Não é a primeira vez que um nome próprio é usado numa campanha relacionada a órgãos genitais. Na década de 1990, o Ministério da Saúde chamou o pênis de Bráulio para promover o uso de camisinha contra a Aids. A campanha chegou a ser suspensa na época em razão da insatisfação dos Bráulios no país.

Na campanha da Gillette Venus, a PPK da Claudia é inspirada na atriz Claudia Ohana. Segundo a marca, uma homenagem “por seu histórico relacionado à (não) depilação íntima.” Há quase 40 anos, a atriz posou nua sem se depilar, o que é lembrado ainda hoje.

Em vídeo publicado pela influenciadora virtual da Gillette nas redes, Claudia aparece ao lado das atrizes Cláudia Raia e Cacau Protásio e deve participar de uma ação da marca em um programa de TV no dia 27.

Karine Karam, professora de Comportamento do Consumidor da ESPM e sócia da Markka Consultoria, avalia que a estratégia “quebra o tabu” sobre o tema:

"É difícil achar o tom dessa comunicação. Não por acaso usam o humor. Este, de alguma forma, quebra a resistência do público e aproxima" diz, pontuando que a influenciadora virtual é um caminho para o diálogo direto com o consumidor. "Com as redes, a gente segue personalidades e influenciadoras, as marcas ficam mais de lado. Com uma influenciadora virtual, um avatar, consegue retomar as rédeas dessa narrativa."

Mas, quando se fala das agruras de bolinhas, pelo encravado e busca por pele lisinha, não há unanimidade. Uma usuária do Twitter criticou apontando que a personagem infantiliza o corpo feminino. No Instagram, uma seguidora chamou o conteúdo de “jocoso e de mau gosto”.

Maria Carolina Medeiros, doutora em Comunicação pela PUC-Rio e pesquisadora de Socialização Feminina, critica o fato de se associar depilação ao autocuidado:

"Crescemos com nomes “fofos” associados à genitália feminina. “PPK” parece algo que se fala para uma criança. A campanha tenta se aproximar do público, mas infantiliza. Até que ponto isso não é pensado para atingir um público cada vez mais novo? E me preocupa que essas campanhas incutam na mulher que ela deve estar sempre depilada, com um cheiro que não é natural, em uma associação que faz da mulher que não se depila uma desleixada."

Em nota, a empresa diz que a campanha busca “falar com pessoas adultas e eliminar o tabu sobre cuidados íntimos” e respeitar “preferências, diversidade e escolha de cada uma”. A marca salienta que contou com estudos internos e consultores parceiros para definir a aparência da personagem e que as etapas do processo foram validadas pela Think Eva, consultoria voltada para equidade de gênero.

Veja também

Newsletter