Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
FEDERAL RESERVE

Maioria dos membros do Fed defende manutenção da taxa de juros em dezembro

Na reunião do fim de outubro, os membros do Fed votaram a favor de um segundo corte consecutivo de 0,25 ponto neste ano

Sede do Federal Reserve (FED), o banco central dos Estados UnidosSede do Federal Reserve (FED), o banco central dos Estados Unidos - Foto: Reprodução/X

A maioria dos membros do comitê de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central americano) é favorável à manutenção da taxa de juros na reunião de dezembro, segundo a ata do seu último encontro, divulgada nesta quarta-feira (19).

O momento é de incerteza em relação ao mercado de trabalho e de temor de uma inflação persistente nos Estados Unidos. "Vários participantes sugeriram que, considerando suas perspectivas econômicas, provavelmente seria apropriado manter" a taxa inalterada no restante do ano", diz a ata.

Na reunião do fim de outubro, os membros do Fed votaram a favor de um segundo corte consecutivo de 0,25 ponto neste ano, o que situou a taxa de juros de referência no intervalo entre 3,75% e 4,0%.

Após a reunião, o presidente do Fed, Jerome Powell, disse que um novo corte em dezembro não estava certo. Segundo a ata, "os participantes expressaram opiniões muito divergentes sobre qual seria a decisão de política monetária mais adequada" nesse mês.

Embora "a maioria dos participantes" tenha considerado conveniente um corte da taxa no futuro, eles descartaram que o melhor fosse reduzi-la na próxima reunião.

Veja também

Newsletter