Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
COMÉRCIO

Malásia restringe exportação e trânsito de chips de IA fabricados nos Estados Unidos

O objetivo é impedir o comércio ilegal, incluindo transações destinadas a países como a China

Bandeira da MalásiaBandeira da Malásia - Foto: Unsplash

A Malásia restringiu nesta segunda-feira (14) a exportação e o trânsito de chips de Inteligência Artificial (IA) fabricados nos Estados Unidos, com o objetivo de impedir o comércio ilegal, incluindo transações destinadas a países como a China.

O governo dos Estados Unidos expressou preocupação com o trânsito de chips de IA fabricados nos Estados Unidos, apontando em particular a possibilidade de que os componentes sejam desviados para a China.

"Com efeito imediato, todas as exportações, conexões e trânsito de chips de IA de alto rendimento originários dos Estados Unidos estarão submetidos a uma licença de comércio estratégico", informou o Ministério de Investimento, Comércio e Indústria em um comunicado.

O governo dos Estados Unidos impõe restrições drásticas às exportações de semicondutores de última geração para a China, incluindo os fabricados pelo grupo de tecnologia americano Nvidia, visando manter uma vantagem estratégica neste campo.

A Malásia anunciou no mês passado que estava verificando relatos de que empresas chinesas estavam burlando as restrições utilizando servidores equipados com tecnologia da Nvidia neste país do sudeste asiático.

Veja também

Newsletter