Nova tecnologia permite compartilhar localização em chamadas com serviços de emergência
Anunciado pela Anatel, recurso busca auxiliar na assistência durante situações emergenciais
As ligações realizadas por smartphones para serviços de emergência — como polícia, pronto-socorro e bombeiros — passarão a compartilhar automaticamente a localização do usuário com os socorristas. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou o serviço na segunda-feira (16), com o objetivo de aumentar a eficiência nos resgates.
Já adotada em outros países, a tecnologia Advanced Mobile Location (AML) identifica a localização por dados de redes Wi-Fi, GPS, torres de celular e sensores do próprio dispositivo, mesmo em ambientes fechados.
Leia também
• Amazon ignorou alertas internos sobre lesões, afirma investigação do Senado
• Databricks está finalizando captação de recursos de US$10 bilhões e planeja adiar IPO
• Irlanda multa Meta em R$ 1,62 bilhão por contas hackeadas no Facebook em 2018
Em regiões rurais e remotas — ou seja, áreas com cobertura limitada —, as informações serão enviadas via SMS. A solução anterior utilizava apenas dados de antenas de telefonia, com menor precisão.
Liderado pela Anatel, o projeto foi desenvolvido em colaboração com operadoras móveis, serviços de emergência e demais sistemas operacionais. Sem a necessidade de aplicativos ou ações específicas do usuário, o serviço funcionará gratuitamente em smartphones Android (a partir da versão 5.0) e iOS (versão 18.2 ou superior).
“O novo recurso demonstra o compromisso da Anatel e de nossos parceiros em salvar vidas, utilizando a tecnologia para garantir respostas mais rápidas e precisas nos momentos em que cada segundo conta”, diz o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, em nota.
De acordo com a agência, para garantir a privacidade do usuário, a funcionalidade compartilha as informações apenas durante as circunstâncias emergenciais e não armazena os dados compartilhados com as autoridades.
O recurso foi disponibilizado pelo Serviço de Localização de Emergência, tecnologia do Google para dispositivos Android. De acordo com a multinacional, que ajudou na implementação do projeto no Brasil, é possível desabilitar a funcionalidade a qualquer momento nas configurações do sistema.
Bruno Diniz, líder de engenharia de Android no Brasil, também em nota, diz que “algo simples, como a informação de localização precisa, compartilhada de maneira rápida com autoridades gera eficiência, reduz o tempo de resposta de uma equipe de socorro e pode significar a diferença entre a vida e a morte de alguém”.