Petrobras: acionistas elegem novo Conselho de Administração
Pagamento de dividendos de R$ 9,1 bilhões é referendado em Assembleia Geral Ordinária
Os acionistas da Petrobras elegeram nesta quarta-feira em Assembleia Geral Ordinária (AGO) os novos integrantes do Conselho de Administração da estatal, composto por 11 membros.
Dos 11 membros do Conselho da estatal, a eleição envolveu oito cadeiras. Desse total, o governo tem direito a seis assentos. Os acionistas minoritários têm quatro vagas, e os funcionários contam um representante.
Leia também
• "Já está na hora de olhar de novo", diz presidente da Petrobras sobre preço dos combustíveis
• Ter uma empresa como a Petrobras ajuda a reduzir o preço interno de combustível, diz Mercadante
A União continuou com seus seis assentos. Entre os atuais conselheiros indicados pelo governo houve apenas uma mudança. Saiu Vitor Saback, ex-secretário de Geologia e Mineração do Ministério de Minas e Energia (MME) e entrou José Fernando Coura, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.
Além disso, foi reconduzido Pietro Mendes como presidente do Conselho de Administração. Magda Chambriard, que é atualmente a presidente da companhia e já está no conselho, também foi aprovada pelos acionistas. Com isso, seu mandato vai até 2027.
Além de Magda e Mendes, os acionistas presentes aprovaram a recondução proposta pela União a outros três conselheiros: Bruno Moretti, Rafael Dubeux e Renato Galuppo.
Mendes, que é presidente do Conselho de Administração da estatal, foi indicado para ocupar uma diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), mas, segundo fontes, enquanto seu nome não é aprovado pelo Senado, ele segue no comando do colegiado.
Além das seis vagas do governo, os minoritários -- que tem 4 cadeiras o colegiado -- elegeram dois conselheiros. João Abdalla Filho, que já era conselheiro, foi eleito novamente pelo fundo de investimento Dinâmica Energia, administrado pelo Banco Clássico. Abdalla é o maior investidor individual da estatal.
Aloisio Macário Ferreira de Souza, que também já estava no Conselho e entrou no lugar de Marcelo Gasparino, que havia renunciado, foi reeleito. Ele é indicado do fundo Dinâmica.
Francisco Petros, representante dos acionistas ordinários (ON, com direito a voto), e Jerônimo Antunes (indicado pelos acionistas preferencialistas) seguirão como conselheiros eleitos pelos acionistas minoritários, já que tiveram votação em separado na última assembleia. O mandato vai até 2026. O mesmo ocorre com a representante dos empregados, Rosangela Buzanelli Torres, que tem uma votação em separado.
Conselho eleito da Petrobras:
Representantes do governo
- Pietro Mendes
- Magda Chambriard
- Renato Campos Galuppo
- José Fernando Coura
- Rafael Ramalho Dubeux
- Bruno Moretti
Representantes dos minoritários
- João Abdalla Filho
- Aloisio Macário Ferreira de Souza
- Francisco Petros
- Jerônimo Antunes
Representante dos empregados
- Rosangela Buzanelli Torres

