Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Plano de Convivência

Setores avançam no Agreste e Sertão

Geres com sede em Caruaru, Arcoverde, Salgueiro e Serra Talhada avançam no Plano de Convivência do Governo

Bruno Schwambach, secretário de Desenvolvimento Econômico de PernambucoBruno Schwambach, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco - Foto: Heudes Régis/SEI

Quatro Gerências Regionais de Saúde do Sertão e do Agreste (VI, VII, XI e IV) pernambucano vão avançar para a Etapa 7 e 8 do Plano de Convivência com a Covid-19 do Governo de Pernambuco. Agora nas gerências com sedes nas cidades de Arcoverde, Salgueiro e Serra Talhada, serviços de alimentação e shopping centers poderão estender seu horário de funcionamento até às 22h, chegando na Etapa 7. Já em Caruaru, a Geres inicia a Etapa 8, permitindo que serviços de escritório tenham 100% da mão de obra, além da reabertura dos museus e espaços de exposição. As demais regiões do Estado, vão permanecer nas mesmas etapas do Plano. 

No momento, todo o Estado está, pelo menos, na Etapa 6 do Plano de Convivência, com o comércio reaberto. O avanço nessas regiões se deu por conta da redução dos números referentes à Covid-19. 

Nas gerências do sertão, onde os shoppings centers e serviços de alimentação (restaurantes e lanchonetes) terão horário ampliado, os segmentos deverão obedecer a uma série de recomendações para evitar a propagação do novo coronavírus. 

Entre as recomendações para os serviços de alimentação, estão o distanciamento de 1,5 metro entre as mesas, o limite de 10 pessoas por mesa, a obrigatoriedade de clientes permanecerem sentados e uso obrigatório da máscara, exceto no momento da refeição. Já os shoppings centers, permanecem como o mesmo protocolo adotado anteriormente. 

Os museus, devem observar as medidas de distanciamento físico, evitar o compartilhamento de objetos, manter janelas e portas sempre abertas para evitar manuseio de maçanetas, limitar a capacidade do público por ambientes, entre outras medidas. Os escritórios, também seguem como o mesmo protocolo utilizando quando a capacidade era de 50% da mão de obra. 

Os protocolos detalhados de cada setor, estão disponíveis no site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, o Plano já conta com mais de 100 dias, e que a recuperação econômica tem sido positiva, desde que com uma retomada gradual. “Precisamos avançar gradualmente, sempre observando os cuidados na saúde para preservar e salvar vidas. Nesse momento todo Estado está pelo menos na Etapa 6, e algumas regiões na Etapa 7 e 8, entrando na fase verde do nosso plano. Temos poucas atividades aguardando volta gradual para que possamos ter todas atividades econômicas permitidas a voltar dentro do novo normal, com novos protocolos”, disse. 

Veja também

Newsletter