Seg, 29 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
TECNOLOGIA

Smartphones Samsung e Motorola já têm telas dobráveis

Foto: Unsplash

Hoje as telas se tornaram parte de nossa vida diária tanto quanto a água potável todos os dias. Temos passado cada vez mais tempo com telas ao alcance dos olhos. Nelas nós encontramos entretenimento, fazemos tarefas e buscamos auxílio nas mais diversas situações. E com isso surgiu a necessidade de torná-las mais flexíveis, resistentes e adaptáveis. Foi assim que surgiram as telas dobráveis.

Elas são capazes de oferecer uma melhor qualidade e ainda expandir muito a gama de usabilidades em relação às telas convencionais. Neste artigo nós vamos te explicar como elas funcionam, algumas das suas aplicações e as vantagens que elas podem oferecer. Então, continue a leitura!

Como elas funcionam
A tecnologia que possibilitou que fossem construídas telas dobráveis foi o OLED, ou leds orgânicos. Os LEDs são dispositivos semicondutores que têm a característica de emitir luzquando energizados. Nas telas de LED convencionais, eles são construídos a partir de ligas metálicas com germânio e silício.

A fricção da corrente elétrica na superfície semicondutora cria um acúmulo de energia, que é dissipado na forma de luz, assim como em uma lâmpada incandescente, mas sem o inconveniente do calor e da facilidade de deterioramento e oxidação.

No caso do OLED, são utilizados materiais orgânicos, que possibilitam que se tenha uma melhor qualidade na imagem, com muita eficiência energética. Estes materiais também tornaram as telas mais maleáveis e resistentes à quebra. O que é excelente, já que é muito comum que os celulares caiam e quebrem com certa facilidade.

A partir do desenvolvimento e do aperfeiçoamento da utilização de materiais orgânicos na criação de LEDs, se chegou à construção de telas que podiam ser dobradas e manipuladas com facilidade. Era o que faltava para que as grandes empresas de tecnologia começassem a utilizar telas dobráveis nos seus dispositivos.

As aplicações
Os smartphones foram os aparelhos escolhidos para encabeçar o uso desta nova tecnologia. Isso pela sua grande relevância no uso pelas pessoas, e pela necessidade de torná-los mais resistentes a quedas. E já existem alguns modelos à disposição para quem quiser testar.

O Samsung Galaxy F e o Motorola Razr 4 são exemplos de aparelhos que têm telas dobráveis feitas de OLED. Neles os usuários podem escolher se querem utilizar o aparelho dobrado, com metade da tela, ou estendido. Isso abre uma diversa gama de possibilidades de uso e ainda melhora o desempenho em atividades específicas.

Foto: Unsplash

Vantagens
Existem inúmeras vantagens oferecidas pelos aparelhos que contam com telas dobráveis em OLED. Quem gosta de jogar, por exemplo, pode aproveitar os gráficos e todos os recursos oferecidos nos melhores sites de jogos da internet. Jogadores contumazes, ou aqueles que querem apenas aprender como jogar 21 no baralho, podem se divertir com mais conforto e qualidade visual.

Além disso, muitas atividades se favorecem de telas maiores. Algumas pessoas precisam escrever longos textos, o que fica muito mais fácil quando é possível estender a tela do telefone e deixá-la com um tamanho mais adequado para a digitação. E ainda tem a grande vantagem de oferecerem maior resistência e robustez, importantíssima para tornar os aparelhos mais duráveis.

Por todos estes benefícios, e pelas inúmeras qualidades associadas a esta nova tecnologia, é bem provável que ela se torne o padrão da indústria em um futuro próximo. Ou seja, você pode ter certeza de que, em algum momento, chegará até você um telefone dobrável.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha te ajudado a compreender melhor como funcionam e quais são as grandes vantagens oferecidas pelas telas dobráveis. Estamos muito ansiosos para ver o que virá a seguir, no desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas, que tornam os nossos aparelhos melhores e mais divertidos!
 

Veja também

Newsletter