Logo Folha de Pernambuco

Pecuária

Suinocultores do Agreste são capacitados pelo Sebrae -PE

Projeto foca na gestão da produção e nas boas práticas agropecuárias que auxiliam na geração de renda para os pequenos produtores do município de Canhotinho

Pernambuco ocupa a 9ª posição entre os maiores produtores do Brasil, com um rebanho de 188.385 cabeças, segundo dados do IBGEPernambuco ocupa a 9ª posição entre os maiores produtores do Brasil, com um rebanho de 188.385 cabeças, segundo dados do IBGE - Foto: Freepik

A suinocultura é uma tradição no Agreste pernambucano, e a profissio­nalização unida à adoção de boas práticas podem impulsionar ainda mais os negócios dos produtores da região. O Sebrae-PE, junto com a Prefeitura de Canhotinho, está capacitando criadores de suínos para aprimorar suas atividades e aumentar lucros. Ao todo, nove suino­cultores da região estão participan­do de consultorias especializadas, com 90 horas de orientação técnica em diferentes áreas da criação.  


Essa região, amplamente conhecida como bacia leiteira de Pernambuco, tem na pecuária leiteira a base de sua economia, sendo a suinocultura uma atividade complementar em muitas propriedades. Reconhecendo a importância dessa produção para a geração de renda, o Sebrae passou a oferecer orientação focada na gestão da produção e nas boas práticas agropecuárias.

 

Estatísticas


Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2023, Pernambuco ocupa a 9ª posição entre os maiores produtores do Brasil, com um rebanho de 188.385 cabeças. “Com o aumento das atividades produtivas de suínos na localidade, o Sebrae tem dado uma maior atenção para a profissionalização da atividade, em busca de garantir maior produtividade para os criadores”, explica Lucas Araújo, analista do Sebrae/PE.

 

Dificuldades


Antes da implementação do projeto de consultoria técnica, o Sebrae identificou alguns dos desafios enfrentados pelos suinocultores. “Havíamos percebido que os criadores encaravam, no seu dia a dia, empecilhos como baixa visão técnica sobre produção, reprodução e saúde animal, altos custos de produção que resultavam em baixo retorno financeiro, além da falta de informação sobre legislação, certificações e opções de apoio”, acrescentou Lucas. 

 

As consultorias do Sebraetec iniciaram em agosto e seguem até dezembro


A articulação com o setor começou em janeiro deste ano, com a palestra “A importância do diagnóstico na suinocultura”. O objetivo foi conscientizar os produtores sobre o potencial produtivo da atividade na região.  
As consultorias do Sebraetec iniciaram em agosto e seguem até dezembro.

Nesse período, os criadores recebem orientações técnicas sobre: adequação da infraestrutura de produção, manejo alimentar e nutricional dos animais conforme suas fases de desenvolvimento, práticas reprodutivas, detecção de cio, acompanhamento da gestação, cuidados com leitões, manejo sanitário e controle econômico e zootécnico.  

 

“Realizamos uma visita para compreender as produções e as práticas adotadas em cada propriedade. Durante essa etapa, foram apresentadas boas práticas para solucionar as problemáticas enfrentadas, com o objetivo de aumentar a eficiência das criações. Teremos mais dois encontros para desenvolver o plano de ação e acompanhar as implementações”, explica Lucas Araújo.  

 

Experiência


Tiago Paulo, um dos participantes do projeto, possui cinco matrizes e cerca de 40 animais. “Crio porcos de forma mais organizada há oito anos, mas essa atividade já vem de gerações, com o meu avô. Nós vendemos em açougues e frigoríficos de Canhotinho e cidades vizinhas. Esse projeto do Sebrae tem sido ótimo, estamos aprendendo muito”, comenta Tiago.  


Já para Márcio Sotero, que vende sua produção em Lagoa do Ouro, a suinocultura é um negócio promissor, mas ressalta a importância do acompanhamento especializado oferecido pelo Sebrae. “Quando tentamos fazer por conta própria, não conseguimos os melhores resultados. Hoje vejo que o que traz maior retorno é produzir o leitão, e é preciso acompanhar de perto para não perder a ninhada”, ressalta o criador.  

 

Continuidade


O Sebrae pretende expandir esse projeto para outras regiões de Pernambuco, com a meta de atender mais suinocultores no Agreste Meridional. “O crescimento do rebanho de suínos no Estado, com o apoio dessas iniciativas, é visto com otimismo, especialmente diante da valorização da carne suína no mercado e de novas oportunidades comerciais, como a chegada da Masterboi em Canhotinho, por exemplo”, completou o analista da entidade, Lucas Araújo.


Além da consultoria técnica, o Sebrae oferece outros programas de apoio, como o ALI Rural, que promove inovação e desenvolvimento sustentável nas propriedades rurais. Os interessados em acessar o serviço podem procurar a Sala do Empreendedor no município, uma unidade do Sebrae ou ligar para o  0800 570 0800.

Veja também

Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
câmbio

Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar

Tribunal nega pedido do TikTok para suspender proibição nos EUA prevista para 19 de janeiro
TECNOLOGIA

Tribunal nega pedido do TikTok para suspender proibição nos EUA prevista para 19 de janeiro

Newsletter