TRT-6 adquire sede para o Fórum Trabalhista do Recife na avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças
Imóvel irá abrigar as 24 Varas do Trabalho do Recife
Foi anunciada na manhã desta quinta-feira (8/2), pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, a aquisição de um imóvel para abrigar as 24 Varas do Trabalho do Recife.
O prédio fica na Av. Rui Barbosa, nº 251, no bairro das Graças, e vai atender a uma demanda antiga dos próprios magistrados, serventuários, advogados e população em geral. Participaram da formalização, a presidente do TRT-6, desembargadora Nise Pedroso Lins de Sousa , e o superintendente do Patrimônio da União em Pernambuco, Felipe Carvalho Gomes da Silva.
A Justiça Trabalhista é uma das que registram, diariamente, o maior fluxo de pessoas a serem atendidas e buscava uma nova solução desde que foi necessária a interdição do prédio onde funcionavam as varas do TRT, na Imbiribeira.
Segundo informação oficial do TRT, "a demanda por uma estrutura própria para abrigar o Fórum Advogado José Barbosa de Araújo (Fórum Trabalhista do Recife) é antiga e tem sido prioridade para a atual gestão, em um processo administrativo transparente, que já passou por várias etapas internas e externas".
Leia também
• Após cinco anos de disputa judicial, Parque da Jaqueira é agora do Recife em definitivo
O órgão explica ainda que, em dezembro do ano passado, foi sancionada a Lei 14.764/2023, autorizando a destinação do orçamento da União para a compra do Fórum. A Secretaria de Patrimônio da União, por sua vez, foi responsável pela análise da documentação.
"O TRT-6 agora segue com os trabalhos para que as obras de adaptação do novo prédio sejam licitadas e o Fórum seja entregue à população no menor tempo possível", diz a nota.
O Tribunal atende todas as demandas trabalhistas do Estado de Pernambuco e tem um grau de conciliação de quase 50%. Com isso, a estrutura de trabalho dos magistrados e servidores precisa estar adequada para atendimento dos advogados e jurisdicionados.
A aquisição de um novo prédio vem ao encontro da necessidade de garantir mais conforto e funcionalidade, além de facilitar uma modernização ainda maior.
No ano passado, o TRT-6 recebeu a maior pontuação da sua história no Prêmio CNJ de Qualidade, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça, atingindo uma pontuação de 88,7% e conquistando o selo ouro.
A premiação avalia os Tribunais em relação à gestão administrativa e judiciária, além da transparência das informações.
Fórum Antigo
A interdição do Fórum Advogado José Barbosa de Araújo aconteceu no dia 26 de novembro de 2022, depois de um laudo técnico indicar o comprometimento estrutural do imóvel, que ficava localizado na Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Desde janeiro de 2023, as audiências presenciais dos processos que tramitam nas 24 Varas do Trabalho do Recife passaram a acontecer provisoriamente no edifício-sede do TRT-6, no Bairro do Recife, ao lado da Prefeitura.

