Sex, 19 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Economia

Waze terá aplicativo de caronas

Serviço não se assemelha ao Uber porque só permite a realização de duas viagens por dia

Brasil receberá o serviço até  o fim deste anoBrasil receberá o serviço até o fim deste ano - Foto: André Nery

 

O Brasil será o próximo país a receber o serviço de carona do aplicativo de navegação Waze. É o Waze Carpool, que conecta usuários com rotas similares para promover caronas entre vizinhos e colegas de trabalho mediante o rateio do combustível. A empresa faz questão de ressaltar, porém, que o serviço não se assemelha ao Uber porque só permite a realização de duas viagens por dia.
O Waze explica que a essência do serviço é mais colaborativa e sustentável que financeira, como no caso do Uber. A ideia é que, além de se ajudarem indicando as rotas de trânsito mais rápidas da cidade, os usuários do aplicativo ajudem usuários que estão sem carro, mas vão para locais próximos do seu destino. Por isso, o aplicativo conecta usuários de acordo com os endereços cadastrados como casa e trabalho e pede que os passageiros tenham ao menos 18 anos. Assim, o Waze ainda espera diminuir a quantidade de automóveis e a emissão de carbono na rua.

Hoje, o Waze Carpool está disponível somente em Israel e em algumas áreas de São Francisco. No Brasil, deve chegar neste ano. Em evento realizado pelo Google em São Paulo, a diretora global do Waze, Di-Ann Eisnor, contou que a empresa está definindo qual será a primeira cidade a receber o serviço no País e o preço da tarifa brasileira, que é cerca de quatro vezes menos que a do Uber nos Estados Unidos. Sobre a forma de pagamento, a empresa disse que não será em dinheiro, mas através de transferências automáticas. Na ocasião, Di-Ann disse ainda que o Brasil foi escolhido para ser o terceiro mercado do Waze Carpool porque é um dos países que mais consome o Waze e tem se mostrado receptivo a produtos e recursos inovadores.

 

Veja também

Newsletter