Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Tênis

Após jogo suspenso, João Fonseca é superado pelo 5º do mundo no ATP 250 de Eastbourne

A partida havia sido paralisada por falta de iluminação natural na noite desta quarta-feira (26)

João Fonseca foi derrotado por Taylor Fritz, número cinco do mundo, no ATP 250 de EastbourneJoão Fonseca foi derrotado por Taylor Fritz, número cinco do mundo, no ATP 250 de Eastbourne - Foto: GLYN KIRK / AFP

João Fonseca voltou à quadra central do ATP 250 de Eastbourne nesta quinta-feira, após ter seu jogo suspenso por falta de iluminação natural na noite de quarta. E, na retomada da difícil partida contra o americano Taylor Fritz, o brasileiro de 18 anos sucumbiu ao bom domínio do número cinco do mundo sobre a grama e foi superado por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (5/7) e 7/5.

A partida, que valia vaga nas quartas de final, foi retomada no início da terceira parcial, com empate de 1 a 1 em sets no placar.

No retorno do duelo, Fritz se mostrou mais concentrado e preciso nos golpes. Aproveitou um break point no quarto game e sacou para fechar em 5/3, porém viu Fonseca esboçar reação ao devolver a quebra. O brasileiro, contudo, voltou a perder o saque no 12º game e o americano sacramentou a vitória.

Curiosamente, Fonseca jogava melhor quando o jogo foi paralisado na quarta, por volta de 20h35 pelo horário local, 16h35 de Brasília. Naquele momento, o brasileiro estava com a confiança em alta após buscar uma virada no tie-break do segundo set. Do outro lado, Fritz parecia perdido, surpreso pela reação do jovem carioca.

Nesta quinta, em condições diferentes, Fonseca demonstrou dificuldade em retomar o ritmo de jogo. A temperatura estava mais baixa, com forte vento em quadra. Mesmo assim, o brasileiro ofereceu resistência diante de um dos maiores especialistas na grama no circuito.

O americano é o principal cabeça de chave do torneio, atual campeão e busca seu quarto troféu na competição inglesa.

Fritz, que foi número quatro do mundo em 2024, costuma se destacar na grama: quatro dos seus nove títulos no circuito foram conquistados sobre o piso mais rápido do calendário.

Apesar de todo esse domínio, o americano fez jogo parelho com o brasileiro ao longo dos três sets. Ainda na quarta, Fritz fez valer sua intimidade com a grama de Eastbourne logo nos primeiros games. Ele aproveitou a primeira oportunidade cedida pelo brasileiro e obteve a primeira quebra de saque logo no segundo game.

Fonseca "entrou" no jogo no terceiro game e passou a confirmar seus games de saque com certa tranquilidade. Porém, não conseguiu aproveitar o único break point cedido pelo americano, que faturou a primeira parcial sem sobressaltos.

O segundo set foi mais parelho, com saques dominantes para ambos os lados. Fonseca concedeu dois break points, mas evitou a quebra com jogadas firmes, uma delas uma deixadinha arriscada que Fritz rebateu para fora. No tie-break, o brasileiro saiu atrás, mas buscou a virada e empatou o duelo.

Na retomada da partida, Fritz mostrou maior consistência na grama. Ele terminou o jogo com 30 erros não forçados, contra 40 do brasileiro. No quesito bolas vencedoras, a diferença foi mínima. O americano anotou 26, diante de 24 de Fonseca. No total, a partida teve duração de 2 horas.

Veja também

Newsletter